Author(s): Ferreira, Carla Alexandra Biléu
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9254
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Calculadora; Tarefa; Raciocínio; Comunicação matemática; Investigação
Author(s): Ferreira, Carla Alexandra Biléu
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9254
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Calculadora; Tarefa; Raciocínio; Comunicação matemática; Investigação
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática
Esta investigação apresenta um estudo desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, numa turma do 7.ºano. O objetivo deste trabalho é o uso da calculadora científica na resolução de tarefas matemáticas. Foi feita uma revisão de literatura tendo por base a implicação do uso da calculadora na aprendizagem dos alunos, bem como o carater biológico associado também a esta questão. Tentou-se verificar nos conteúdos a lecionar, quais os que se revelavam suscetíveis de serem potenciados pelo uso da calculadora. Assim, foram escolhidas tarefas cujo domínio incidia sobre o tópico dos Números envolvendo cálculo. Considerou-se sempre a importância do desenvolvimento deste tópico sob três grandes capacidades transversais: a resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática. Deste modo, foram propostas tarefas com o intuito de conduzir o aluno à utilização de conhecimentos e capacidades na modelação e resolução de problemas em situações do quotidiano. Neste sentido, procurou-se responder a cinco questões: Qual a qualidade das produções dos alunos quando estes usam a calculadora na resolução das várias tarefas propostas, o aluno desenvolve o cálculo mental usando a calculadora, a calculadora propicia rapidez e eficiência na realização das tarefas propostas, que estratégias usam os alunos quando resolvem problemas usando a calculadora, a utilização da calculadora científica contribui para uma melhor compreensão de determinados conceitos. O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa recorrendo-se aos estudos de caso. Os resultados apresentados baseiam-se na análise dos dados obtidos utilizando observação com registo de áudio e recolha documental. As principais conclusões apontam no sentido de que alunos com dificuldades de cálculo não terminam o problema por se depararem com um cálculo que consideram difícil, independentemente de terem ou não um bom raciocínio. O professor deverá mostrar as funcionalidades da calculadora e criar situações de forma a que os próprios alunos compreendam em que situações a podem usar, ou seja, dar oportunidade aos alunos para que estes reconheçam quando devem usar papel e lápis, calculadora ou o cálculo mental.