Document details

Flexão Nominal e nominalizações agentivas instrumentais em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem. Estudo de caso comparativo

Author(s): Oliveira, Ana Cristina Fernandes

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9261

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem; Flexão nominal; Derivação; Nomes agentivos deverbais; Nomes instrumentais deverbais; Léxico mental


Description

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem

No âmbito da língua portuguesa, a existência de dificuldades morfológicas nas crianças com Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL) constitui um objeto de estudo que tem merecido escassa atenção. Todavia, é consensual a literatura realizada para outras línguas, demonstrando a existência de dificuldades ao nível da morfologia flexional. Apesar de ser unânime a existência de dificuldades de flexão verbal, a flexão nominal tem sido alvo de controvérsias: alguns autores defendem a existência de dificuldades na realização do plural por parte desta população, enquanto outros afirmam que não existem evidências de dificuldades neste domínio. Comparativamente com a morfologia flexional, a morfologia derivacional apresenta-se como a grande lacuna na descrição dos défices morfológicos nas crianças com PEDL. Por serem escassos os estudos referentes a esta temática, são poucos os dados relativos a crianças com PEDL que permitam corroborar, convincentemente, a hipótese da organização modular da morfologia no léxico mental. Esta hipótese defende que os processos de derivação e flexão são representados independentemente no léxico, apresentando-se como subcomponentes autónomos (Miceli & Caramazza, 1988). Este estudo tem como objetivo verificar se as crianças com PEDL apresentam dificuldades na flexão nominal e na derivação, em português, e retirar conclusões, a partir dos resultados, sobre a representação da derivação e da flexão no léxico mental. Para este efeito, foi construído um teste que pretende investigar a flexão nominal em número e, no âmbito da morfologia derivacional, a produção de nomes agentivos (AG) e instrumentais (INST) deverbais, através de uma tarefa de produção elicitada que inclui itens relativos a palavras e a pseudopalavras. A amostra consiste em seis crianças monolingues com PEDL, com idades compreendidas entre os 4;8 e os 7;5. Realizou o teste, também, um grupo de controlo, constituído por nove crianças com desenvolvimento típico, com idades entre os 4;6 e os 7;10. O cruzamento dos resultados do desempenho dos dois grupos demonstrou assimetrias nos itens de morfologia derivacional, favorecendo o grupo de controlo: este grupo evidenciou uma percentagem de 81.5% de respostas corretas nos itens relativos a palavras e pseudopalavras, enquanto as crianças com PEDL apresentaram, apenas, 41.6% de respostas corretas nos itens relativos a palavras e 23.6% nos itens de pseudopalavras. Contrariamente, nos itens de morfologia flexional, os resultados foram simétricos: ambos os grupos apresentaram percentagens totais de respostas corretas nos itens relativos a palavras; nos relativos a pseudopalavras, o grupo de controlo obteve, igualmente, uma percentagem total de respostas corretas, enquanto as crianças com PEDL apresentaram 94.4% de respostas corretas. Pode concluir-se que, no momento da aplicação do teste, as crianças com PEDL estudadas não apresentavam dificuldades na flexão nominal em número; contudo, evidenciavam dificuldades no âmbito da morfologia derivacional. Os resultados indiciam, portanto, a existência de um défice seletivo da componente derivacional, o que enfatiza a sua autonomia funcional e permite inferir que flexão e derivação constituem subcomponentes autónomos do léxico mental.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo