Document details

Leitura diacrónica: Dramaturgia e encenação de Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett

Author(s): Pinho, Ana Bela Prudêncio de

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9396

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Teatro; Dramaturgia; Interatividade; Jogos sérios; Representação


Description

Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Portugueses – Literatura Portuguesa

Neste trabalho de projeto serão focados vários motivos: os que estão na base das dificuldades de os alunos do St. Julian’s School lerem em Língua Portuguesa; as estratégias adotadas para a resolução dessa dificuldade; o recurso ao conceito de interatividade presente nos jogos virtuais que fazem parte integrante do imaginário e vivência dos adolescentes de hoje para os seduzir para a leitura. Explora-se a relação de semelhança entre a necessidade de ler informação a que se acede na Internet e a contida num texto dramático para se atingir um objetivo idêntico – o de desempenhar, com excelência, um papel num jogo interativo ou atuar numa peça de teatro, razões para o desenvolvimento da prática da leitura. Um texto dramático como Falar Verdade a Mentir, na versão Scribe-Garrett contem uma forte componente lúdica que pode assemelhar-se à presente em espaços interativos como Second Life ou jogos RPL, e que estes últimos podem ser usados para tornar aliciante a leitura de textos ficcionais. Apesar de os dois autores apresentarem visões distintas sobre aquela que deve ser a função social do teatro, é a junção dos seus pontos de vista que está na origem da dramaturgia e encenação da versão da peça homónima por mim produzida em 2011.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents