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Avaliação da qualidade do ar a longo prazo da cidade de Lisboa

Author(s): Rodrigues, Ana Filipa Silva Biu

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9937

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Qualidade do ar; Avaliação; ZER; Lisboa


Description

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Ordenamento do Território e Impactes Ambientais

O crescimento da população e do tráfego rodoviário nos centros urbanos, que se tem verificado na última década, tem contribuído para a deterioração da qualidade do ar, particularmente em cidades como a de Lisboa, onde se tem verificado um incumprimento da legislação nacional e comunitária. Um dos principais objetivos deste trabalho foi a avaliação da qualidade do ar a longo prazo da cidade de Lisboa. Para tal, foram analisadas as concentrações dos poluentes atmosféricos, PM10, PM2.5, NO2, NOx e CO durante o período de 2001 a 2011 referentes às estações de monitorização da qualidade do ar da Avenida da Liberdade e Entrecampos (estações de tráfego), e Olivais e Restelo (estações de fundo). A metodologia utilizada na avaliação da qualidade do ar compreendeu, a verificação do cumprimento da legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de Setembro) e a análise de tendências das concentrações destes poluentes, em conjunto com a ponderação da influência do tráfego rodoviário e das diferentes condições meteorológicas na qualidade do ar. Perante esta avaliação pode-se concluir que a qualidade do ar na cidade de Lisboa é muito influenciada pelo tráfego rodoviário e que as PM10 e o NO2 são os poluentes mais críticos, justificando-se nos últimos dois anos, terem sido alvos de medidas de redução de emissões, com intuito de melhorar a qualidade do ar da cidade. O segundo principal objetivo deste trabalho foi a avaliação da implementação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) na cidade de Lisboa, incidindo especificamente na implementação da fase 2. De forma a cumprir o objetivo, foram analisadas três zonas (Zona1, Zona2 e zona fora da ZER), tendo em conta as tipologias e as normas Euro dos veículos nos períodos pré e pós entrada em vigor, e ainda o cálculo das emissões reduzidas na Avenida da Liberdade após entrada em vigor da fase 2. Concluiu-se que a implementação da ZER teve um impacte ainda pouco significativo e que a diminuição do tráfego médio diário nos últimos anos, e a renovação do parque automóvel deverão ser os responsáveis pela redução do número de veículos com norma Pré-Euro e Euro 1 a circular na cidade de Lisboa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Francisco
Contributor(s) RUN
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