Document details

Caracterização da microbiota bacteriana associada ao muco da pele de corvinas (Argyrosomus regius) produzidas em diferentes sistemas multitróficos integrados (IMTA)

Author(s): Cassoma, Eunice Graça Venâncio

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/10036

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Aquacultura; Sistemas integrados; Peixes marinhos; Bactérias; Muco de peixes; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias


Description

Dissertação de mestrado, Aquacultura e Pescas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2017

Atualmente, têm vindo a ser observados inúmeros problemas ligados à sustentabilidade em aquacultura convencional, devido à acumulação de nutrientes orgânicos, derivados do resto de ração não consumida e produtos de excreção, resultantes dos organismos produzidos nos sistemas de cultivo. Como alternativa, nos últimos anos, vem-se prestando uma maior atenção à Aquacultura Multitrófica Integrada (Integrated Multitrophic Aquaculture – IMTA), que é um sistema de cultivo que permite um aproveitamento de forma sustentável da energia e matéria, através da reciclagem dos nutrientes, possibilitando um manuseamento equilibrado do ambiente, o que se refletirá na qualidade da água e no bem-estar dos peixes cultivados. Com o presente trabalho pretende-se caracterizar a microbiota bacteriana associada ao muco da pele de corvinas (Argyrosomus regius) produzidas em diferentes sistemas IMTA. Para este efeito foram efectuadas amostragens mensais, durante os meses de maio a novembro de 2016. Diariamente em cada tanque foram determinados os parâmetros físico-químicos da água, nomeadamente o pH, a temperatura, oxigénio dissolvido, salinidade e turbidez. Em cada amostragem foram recolhidas 6 corvinas de cada tanque, divididos em três sistemas de cultivo IMTA com dois replicados (IMTA 1: Peixe + Ostras + Macroalgas, IMTA 2: Peixes + Ostras, e IMTA 3: Peixes + Macroalgas) para a recolha dos dados biométricos (comprimento e peso) e bacteriológicos (muco). Os resultados permitiram observar que os parâmetros físico – químicos influenciaram fortemente na variação dos parâmetros microbiológicos, (teor de bactérias marinhas totais, Vibrionaceae e Pseudomonas), rondando o número de bactérias marinhas totais, no muco da pele das corvinas entre 103-105 cfu. g-1. Os géneros identificados no muco da pele das corvinas produzidas nos três sistemas - IMTA foram Vibrio ssp., Pseudomonas spp., Flavobacterium spp. e Aeromonas spp. Concluiu-se assim, que o sistema de cultivo IMTA 2, comparativamente aos outros sistemas, foi o que exibiu os valores mais baixos de colonização bacteriana no muco, fator que pode estar associada a alta capacidade de filtração das ostras presentes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cabrita, Elsa
Contributor(s) Sapientia
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents