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Bilinguismo como factor de socialização e desenvolvimento socioeducativo da criança: exemplo do ensino do inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Cardoso, Ana Vera Amaro

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/1661

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Socialização da criança; Desenvolvimento socio educativo; Bilinguismo; Língua inglesa; 1º Ciclo do Ensino Básico


Description

Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010

A realidade Europeia, enquanto continente de constantes trocas linguísticas e culturais, coloca a sociedade perante um novo paradigma em que a coexistência de indivíduos de diversas nacionalidades é uma constante, contribuindo para uma pluralidade de culturas e línguas, onde a comunicação intercultural é uma necessidade essencial para a compreensão entre todos. Essa comunicação só pode ser possível se a sociedade tomar consciência que o multilinguismo é preponderante para essas trocas e partilhas entre indivíduos, por vezes, tão diferentes. Neste contexto, a escola encontra-se confrontada com novos desafios impostos pelos novos parâmetros sociais, pela convivência de diferentes culturas, pela necessária abertura do Sistema Educativo à sociedade cognitiva, à era da globalização. Este trabalho debruça-se sobre a temática do bilinguismo em contexto escolar e dos seus contributos para a socialização e para o desenvolvimento socioeducativo da criança. O principal objectivo deste trabalho é analisar o Ensino do Inglês no 1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB), através da identificação do seu papel no mundo da educação bilingue e dos contributos linguísticos, cognitivos e sociais que a disciplina oferece aos alunos do 1º CEB. A primeira parte do estudo consiste na exploração das questões teóricas relativas à sociologia da infância e da educação, socialização da criança e bilinguismo, tanto a nível da evolução e diferentes perspectivas dos conceitos, como do seu enquadramento na União Europeia e em Portugal e da sua importância no actual contexto escolar. Na segunda parte, realizou-se um trabalho empírico, cuja análise dos dados recolhidos possibilitou uma melhor compreensão da temática e algumas reflexões pertinentes, como a de que o Ensino do Inglês no 1ºCEB dá contributos importantes para a socialização e desenvolvimento socioeducativo da criança e que os professores, famílias e alunos estão conscientes da importância da aprendizagem da Língua Inglesa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carreira, Teresa Pires
Contributor(s) Sapientia
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