Document details

Há tempo de sobra para nos fecharmos ao mundo e aos outros: (sobre o espetáculo Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas)

Author(s): Ramos, Abel Luís Espírito Santo Castelo

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3306

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Teatro; Técnica teatral


Description

Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Teatro e Intervenção Social e Cultural), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012

O Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes (Especialização em Teatro e Intervenção Social e Cultural) facultou-me a oportunidade de descobrir o teatro e o seu papel na sociedade. Após uma ‗visita ao mundo do ator‘, no primeiro ano do curso, passei a integrar um projeto artístico desenvolvido n' A Peste – Associação de Pesquisa Teatral, constituído pela criação do espetáculo Gogo e Didi, Cantata com prelúdio e fugas, baseado em excertos de peças de Samuel Beckett. Neste contexto, ao longo do último ano, elaborei um conjunto de reflexões sobre a aprendizagem obtida no processo de criação em que estive envolvido, enquanto ator e co-criador do espetáculo, de acordo com uma conceção teatral sustentada nos ensinamentos deixados por mestres como Stanislavski, Grotowski, Artaud, Fernando Amado, Peter Brook, Manuela de Freitas, entre outros. Esta investigação permitiu-me não só confrontar-me com as dificuldades inerentes a esta experiência artística, mas também adquirir os conhecimentos indicados para compreendê-las e ultrapassá-las. Este trabalho também se encontra ligado a um projeto comum a vários alunos do Mestrado e a outros investigadores da Universidade, intitulado Teatro e Linhagem: um caso austríaco-argentino-português, para o qual contribuí com o estudo sobre alguns dos conceitos identificativos deste legado teatral.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, António
Contributor(s) Sapientia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents