Author(s): Gomes, Alfredo José Rosa
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3533
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Teatro; Intervenção teatral; Decoração; Representação teatral
Author(s): Gomes, Alfredo José Rosa
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3533
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Teatro; Intervenção teatral; Decoração; Representação teatral
Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Teatro e Intervenção Social e Cultural), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013
O presente trabalho aborda o desenvolvimento do processo criativo do espetáculo Gogo e Didi, Cantata com prelúdio e fugas, realizado pel’ A PESTE - Associação de Pesquisa Teatral, a partir de grande parte do texto da peça À Espera de Godot, de Samuel Beckett, ao qual foram acrescentadas as peças do mesmo autor Aquela Vez, Passos, Vaivém e O Quê Onde. O relatório aborda a prática das vivências teatrais do coletivo, norteadas por uma forma de fazer teatro cujos pilares são Stanislavski, Grotowski, Peter Brook, Gutkin, Fernando Amado e Manuela de Freitas, e toda a pesquisa foi a partir daí orientada. Para além disso, apresento definições de conceitos chave da nossa prática teatral (Leitura neutra, Decorar, Exibição/Inibição), à luz das dificuldades que fui experimentando no concreto da prática teatral. Tendo o coletivo uma importância substantiva nesta forma de fazer teatro, foi sempre a partir do grupo e com o grupo que todo o processo se realizou de uma forma rigorosa e metódica através da descrição reflexiva das dificuldades e dos obstáculos encontrados no processo de criação. A apresentação da peça Gogo e Didi, Cantata com prelúdio e fugas foi o culminar do processo criativo e funcionou como o concluir de um ciclo. Com efeito, um ato teatral só fica completo depois da partilha com o público, que é co-criador do espetáculo.