Author(s): Silva, Ivone
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/6733
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Psicologia da educação; Educação de infância; Crianças em risco; Famílias; Envolvimento parental
Author(s): Silva, Ivone
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/6733
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Psicologia da educação; Educação de infância; Crianças em risco; Famílias; Envolvimento parental
Num primeiro momento a Educação de Infância não valorizava a participação da família de crianças consideradas em risco no processo educativo das mesmas. Progressivamente diversos autores defendem a importância da colaboração da família na vida escolar da criança como parceiros educativos. Em Portugal, temos vindo a assistir, de uma forma gradual, a uma mudança no envolvimento das famílias. Actualmente, educadores e famílias têm um papel activo na educação das crianças. A família tem, actualmente, o direito e a possibilidade de participar e tomar decisões no processo educativo. Esta participação pode ser facilitada pelos docentes motivados, de forma a criar estratégias de envolvimento e colaboração. A presente investigação parte da análise de constructos que emergem da colaboração familiar sustentada por estudos levados a cabo por diversos investigadores. No sentido de perceber se os Educadores motivam a participação das famílias no processo educativo de crianças consideradas em risco adoptou-se uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa utilizando dois inquéritos. Através dos resultados obtidos conclui-se que na presente amostra os pais acompanham o desenvolvimento dos filhos, embora não se envolvam diretamente nas atividades do Jardim de Infância. Permitiu-nos refletir sobre a forma como os Educadores envolvem os pais no processo educativo.
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais