Document details

(Im)possibilidades do teatro na escola: reflexão sobre uma experiência pedagógica

Author(s): Andrade, Rui Miguel Sanches Linhares de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/750

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Teses; Teatro; Pedagogia; Adolescentes; Valores


Description

Dissertação mest., Educação Artística, Teatro e Educação, Universidade do Algarve, 2009

O Teatro é muitas vezes entendido, na escola, como uma actividade meramente de entretenimento. Os exercícios de teatro, contudo, podem proporcionar aos jovens oportunidades de descoberta de si próprios através da confrontação com os outros, conduzindo-os à construção da sua visão do mundo. Neste estudo, propõe-se uma abordagem pedagógica do Teatro direccionada para o desenvolvimento pessoal do adolescente. Assim, esta investigação pretende indagar sobre o trabalho que é possível desenvolver no ensino artístico, especificamente no Teatro, ao nível da identidade do adolescente no que concerne a valores éticos, morais e sociais, utilizando como instrumento de trabalho textos de William Shakespeare. Realizaram-se exercícios de improvisação a partir desses textos com alunos de idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias de acordo com alguns princípios sugeridos por uma perspectiva de Teatro baseada em autores como Stanislavski, Craig, Artaud, Brecht, Grotowski e Peter Brook. A partir desse estudo, surgiram algumas inquietações que levaram, no decurso deste trabalho, a tentar dar resposta à questão: “É possível fazer Teatro com adolescentes, em contexto escolar?”. As conclusões apontam para algumas impossibilidades de aplicação desses princípios em contexto escolar, mas indicam situações onde os exercícios de teatro poderão ter um papel fundamental na educação dos adolescentes, estimulando o desenvolvimento de atitudes críticas a partir da tomada de consciência daquilo que está mal, e suscitando a descoberta da sua autenticidade, revelando-a aos outros e aprendendo com a deles.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, António
Contributor(s) Sapientia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents