Author(s):
Nunes, Ricardo Miguel Vieira Rozendo
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/8383
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Tipo de perspetiva; Fluxo; Identificação ao avatar; Videojogos; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Description
Dissertação de Mestrado, Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
Este estudo teve como principais objetivos investigar a influência do tipo de perspetiva (primeira-pessoa vs terceira-pessoa) no fluxo, na identificação ao avatar e no sentimento de presença num ambiente virtual, e analisar a associação entre estas variáveis de acordo com o tipo de perspetiva. O ambiente virtual foi simulado através de um jogo que possibilitou jogar a mesma fase utilizando a perspetiva na primeirapessoa ou na terceira-pessoa (The Elder Scrolls V: Skyrim) onde os participantes assumiam o papel de um guerreiro num mundo medieval de fantasia. Os participantes (N=60), após o jogo preencheram um questionário com medidas de fluxo, identificação ao avatar e presença espacial. Os resultados demonstraram que o tipo de perspetiva nos videojogos influencia a absorção (fluxo) e o fluxo GE (fluxo). Os indivíduos apresentaram níveis superiores de absorção (fluxo) e fluxo GE (fluxo) na perspetiva na terceira-pessoa. Verificaram-se diferentes padrões de associação entre as variáveis em função do tipo de perspetiva. Na perspetiva na primeira-pessoa verificou-se uma maior associação entre o fluxo e a identificação ao avatar, entre o fluxo e o sentimento de presença, entre o fluxo e o prazer e entre o fluxo e as dificuldades cognitivas.