Document details

Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno

Author(s): Timóteo, Joana Filipa Guerreiro

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/8439

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Virtuosidade organizacional; Justiça organizacional; Marketing interno; Empenhamento organizacional; Organizational virtuosity; Organizational justice; Internal marketing; Organizational commitment; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado, Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015

No contexto organizacional têm sido rápidas e constantes as mudanças que têm ocorrido; nos dias de hoje vivem-se severas transformações a nível social, económico e político, o que faz com que as organizações vejam os seus colaboradores como um elemento de primordial importância. A presente investigação apresenta como objetivo principal compreender o impacto que as perceções de Virtuosidade Organizacional e de Justiça Organizacional, e as práticas de Marketing Interno têm no Empenhamento Organizacional dos ativos humanos de organizações inseridas em diferentes setores de atividade. A amostra é constituída por 173 ativos humanos a exercerem funções em organizações inseridas em diferentes setores de atividade. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos constructos em estudo. Utilizou-se a Escala de Virtuosidade Organizacional (Cameron, Bright, & Caza, 2004; Ribeiro, 2009; Bright, Cameron, & Caza, 2006), a Escala de Justiça Organizacional (Rego, 2002), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Lings & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). Os resultados obtidos sugerem que práticas Organizacionais Virtuosas, Justiça Organizacional e Marketing Interno apresentam efeitos significativos sobre o Empenhamento Organizacional.

In the organizational context have been fast and constant changes that have taken place; nowadays live up severe changes in the social, economic and political, which means that organizations see their employees as an element extremely importance. This research tries to better understand the determination that perceptions of Organizational Virtuosity and Organizational Justice and Internal Marketing practices have on Organizational Commitment of employees in different sectors of activity. With a sample of 173 human assets to exercise functions in organizations embedded in different sectors of activity. In order to make data collection used an instrument consisting of four scales that analyzed the various constructs under study. We used the Organizational Virtuosity Scale (Cameron et al., 2004; Ribeiro, 2009; Bright et al, 2006), Organizational Justice Scale (Rego, 2002), the Internal Marketing Guidance Scale (Ling & Greenley , 2005; Santos & Gonçalves, 2010) and Organizational Commitment Scale (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). The results suggest that Organizational Virtues practices, Organizational Justice and Internal Marketing have significant effects on the Organizational Commitment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Joana Viera dos
Contributor(s) Sapientia
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents