Document details

Compartilhamento e remixagem: o dilema da apropriação de conteúdos no âmbito da cultura midiática digital

Author(s): Nicolau, Marcos Antonio ; Nobre, Cândida Maria

Date: 2010

Origin: Oasisbr

Subject(s): Internet. Cibercultura. Compartilhamento.; Internet. Cyberculture. Sharing.; Internet. Cibercultura. Compartimiento.


Description

The creation, publication and distribution of intellectual property are practices that emerge as a phenomenon characteristic of the new digital media culture of the Internet. The aim of this paper is to reflect on the licensing of authorship and the breeding practices highlighted in the virtual reality of cyberspace. We address the phenomenon of piracy and the movements that emerge as an alternative to this practice of production and dissemination of content. Featuring the unauthorized appropriation of portions of existing works in order to develop new products, called remix. In this case, there is a possible tension between the culture industry and the remixers, since the last use the products without considering the cultural property rights. Analyzed, finally, the paradoxes of the network that pass the individual and the collective, the libertarian and merchandising, both possibly from a primary duality: the technique and content.

La creación, publicación y distribución de obras intelectuales son prácticas que surgen como un fenómeno característico de la nueva cultura mediática digital posible en Internet. El objetivo de este artículo es reflexionar a respecto de estructuras de licencias de autoria e las prácticas de reproducción que se translucidan en el ámbito de la realidad virtual del ciberespacio. Abordamos el fenómeno de la piratería y los movimientos que surgen como alternativos a esta práctica de produción y diseminación de contenidos. Destacamos la apropriación no autorizada de partes de obras existentes com el objetivo de desenvolver nuevos productos, llamada de remix. En este caso, hay una posible tensión entre la Indústria Cultural y los remixers, ya que los últimos utilizan los productos culturales sin tener en cuenta los derechos de propiedad. Analizamos también las paradojas de la red, que permean el individuo y el colectivo, el libertario y la comercialización, posible debido a una dualidad primaria: la técnica y el contenido.

A criação, publicação e distribuição de obras intelectuais são práticas que surgem como um fenômeno característico da nova cultura midiática digital proporcionada pela Internet. O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o licenciamento de autoria e as práticas de reprodução evidenciadas no âmbito da realidade virtual do ciberespaço. Abordamos o fenômeno da pirataria e os movimentos que surgem como alternativos a esta prática de produção e disseminação de conteúdos. Destacamos a apropriação não autorizada de trechos de obras já existentes com o intuito de desenvolver novos produtos, denominada de remix. Neste caso, observa-se uma possível tensão entre a Indústria Cultural e os remixers, uma vez que os últimos utilizam os produtos culturais sem considerar os direitos de propriedade. Analisamos, por fim, os paradoxos da rede, que perpassam o individual e o coletivo, o libertário e o mercadológico, ambos possíveis a partir de uma dualidade primária: a técnica e o conteúdo.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents