Document details

Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina

Author(s): Relvas, Ricardo Filipe Cesário

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1241

Origin: uBibliorum

Subject(s): Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem; Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem; E-Learning; Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem; Informática - Ensino-aprendizagem; Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem - Medicina - Estudo de caso


Description

Na época em que vivemos, assistimos a uma mudança constante nas nossas vidas, devido ao desenvolvimento que as novas tecnologias nos têm apresentado. É um facto que, actualmente ninguém consegue viver sem as novas tecnologias, começando pelo telemóvel, passando pela televisão, pela máquina digital, entre outras e, terminando com o computador, tudo isto são “instrumentos” que fazem parte da nossa vivência quotidiana. Ora, perante este fenómeno, justifica-se o propósito deste estudo, que visa aproximar os meios audiovisuais do processo ensino-aprendizagem. Por outras palavras, devido ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, torna-se necessário reestruturar os métodos de ensino e, sobretudo, a posição docente-aluno. Neste trabalho defendese a introdução dos conteúdos audiovisuais na nova designação de ensinoaprendizagem. Com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação é necessário e imprescindível estruturar o ensino da forma mais adequada, seja no campo da educação médica seja noutra área qualquer. Na investigação proposta vamos cingir-nos ao método de ensino utilizado na licenciatura em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e essencialmente às competências práticas que os alunos têm de adquirir ao longo do curso, mediante o recurso a audiovisuais.

Nowadays our lives are highly influenced by the development of new technologies. Cell phones, TV's and digital cameras, among others, are currently regarded as common and indispensable tools. The aim of our work is to bridge the gap between this phenomena and teaching methods, that is: given the reach of such great technological improvements over the past years, we believe that it is necessary to restructure teaching methods and, above all, the teacher-student relationship. Therefore, either in medical education or in any other field, we strongly believe in providing audiovisual contents in the context of Bologna Process's new learning-teaching definition. This work focuses the teaching methods currently implemented in Faculty of Health Sciences MD degree, at University of Beira Interior, essentially regarding attitudes, skills and clinical competences students acquire through audiovisual contents.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Frederico Nuno Vicente
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents