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The Role of Management Innovation in Service Sector Performance: A Study Applied to Knowledge Intensive Business Services

Author(s): Simão, Maria de Lurdes Barroso

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/13349

Origin: uBibliorum

Subject(s): Inovação de gestão; Inovação organizacional; inovação de serviço/produto; Tecnologia; Desempenho; Serviços; Serviços empresariais de conhecimento intensivo; KIBS; Inovação em simultâneo; Complementaridade na inovação; Perspectiva sócio-técnica; Visão baseada em recursos; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão


Description

Management innovation is important in firms because it contributes to technological innovation and is directly or indirectly associated with their performance in a positive way. However, its outcome on performance depends on its diffusion by the firm as a social system, encompassing a variety of processes and methods. As management innovation is people-oriented, it is an interesting field for investigating its role in the innovation and performance of service firms. In particular, the conceptualisation of different causal relationships between management and technological innovation, as well as the complementarities between these types of innovation influence the performance of firms. However, there are gaps regarding studies on the effects of the relationships between management and technological innovation. Furthermore, the literature has shown that management innovation is relevant in the industrial sector, lacking its study in the services sector. Additionally, in the peripheral regions of Europe, innovating requires more effort due to lower organisational and institutional density. Therefore, it is important to investigate whether new management activities create value in innovation and performance of firms located there. Thus, this thesis pursues the generic objective of assessing how the introduction of management innovation determines business innovation and performance in the services sector. It encompasses the role of management innovation in the performance of service firms, covering its combinative, antecedent and mediating effects. These influences and effects were consolidated into three models and empirically tested using the structural equation modelling technique, based on a sample of knowledge-intensive business services firms located in Portugal and using primary data collected through a questionnaire survey. The results provide empirical evidence that confirms the existence of direct and indirect positive and significant effects between management innovation, technology, service innovation and the performance of service firms. It is concluded that in knowledge-intensive business service firms, management innovation operates through a reciprocal and complementary relationship with technology and service innovation. The finding of its direct and indirect effects on performance expands this line of research.

A inovação de gestão é importante nas empresas porque contribui para a inovação tecnológica e está direta ou indiretamente associada ao seu desempenho de forma positiva. No entanto, a sua influência no desempenho depende da sua difusão pela empresa como sistema social, abrangendo uma variedade de processos e métodos. Como a inovação de gestão é orientada para as pessoas, é um campo interessante para investigar o seu papel na inovação e no desempenho das empresas de serviços. Em particular, a conceptualização de diferentes relações causais entre a inovação de gestão e a tecnológica, bem como as complementaridades entre estes tipos de inovação influenciam o desempenho das empresas. No entanto, verificam-se lacunas relativamente a estudos sobre os efeitos das relações entre a inovação de gestão e a tecnológica. Além disso, a literatura tem demonstrado que inovação de gestão é relevante no setor industrial, carecendo o seu estudo no setor dos serviços. Acresce-se que nas regiões periféricas da Europa, inovar requer mais esforço devido à menor densidade organizacional e institucional. Portanto, é importante investigar se a novas atividades de gestão criam valor na inovação e no desempenho das empresas aí localizadas. Assim, a presente tese prossegue o objetivo genérico de avaliar como a introdução da inovação de gestão determina a inovação e o desempenho empresariais no setor dos serviços. Esta tese engloba o papel da inovação de gestão no desempenho das empresas de serviços, considerando os seus efeitos combinado, antecedente e mediador. As influências e os efeitos referidos foram consolidados em três modelos e testados empiricamente através da técnica de modelação com equações estruturais, tendo como base uma amostra com dados primários, recolhidos através de inquérito por questionário, em empresas de serviços empresariais de conhecimento intensivo localizadas em Portugal. Os resultados fornecem evidências empíricas que confirmam a existência de efeitos diretos e indiretos positivos e significativos entre a inovação de gestão, a tecnologia, a inovação de serviço e o desempenho das empresas de serviços. Conclui-se que nas empresas de serviços empresariais de conhecimento intensivo a inovação de gestão funciona através de uma relação de reciprocidade e complementaridade com a tecnologia e a inovação de serviço. A constatação do seu efeito direto e indireto no desempenho expande esta linha de investigação.

Document Type Doctoral thesis
Language English
Advisor(s) Madeira, Maria José Aguilar; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
Contributor(s) uBibliorum
CC Licence
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