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Avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescentes com asma

Author(s): Guedes, Marta Lopes

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1405

Origin: uBibliorum

Subject(s): Asma - Crianças - Qualidade de vida; Asma - Adolescentes - Qualidade de vida


Description

A Asma, definida no GINA (Global Initiative for Asthma) como doença inflamatória crónica das vias aéreas, tem vindo a registar um aumento da sua prevalência principalmente em crianças e adolescentes. Esta doença tem um enorme impacto na qualidade de vida das crianças/adolescentes afetadas, acarretando várias restrições a nível físico, emocional e social. O tratamento do doente crónico tem como objetivos primordiais prevenir a mortalidade, reduzir a morbilidade e promover o bem-estar do doente. Sendo a asma uma patologia crónica, é pertinente o estudo da qualidade de vida nestes doentes, principalmente como instrumento de avaliação da eficácia das intervenções realizadas em saúde. O objetivo central deste estudo é avaliar o impacto da asma na qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) das crianças/adolescentes com esta patologia. Apresenta-se como uma investigação observacional, correlacional e transversal. Baseia-se na aplicação de um questionário dividido em três partes: 1) Dados sociodemográficos, clínicos e de caraterização da doença em crianças e adolescentes; 2) Questionário da Qualidade de Vida Pediátrica Versão 4.0 - PedsQL™ 4.0 e 3) Questionário da Qualidade de Vida Pediátrica na Asma – PAQLQ. Os dados obtidos foram tratados no Microsoft Office Excel 2007 e analisados no software Statistical Package for Social Sciences® (SPSS). Foram usados testes não paramétricos para a realização dos testes de hipóteses, considerando-se significativos para um p-value <0,05. No total, 74 crianças/adolescentes do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) e Centro Hospitalar entre Douro e Vouga (CHEDV) com idade compreendida entre os 8 e os 17 anos de idade responderam ao questionário, sendo 59,5% do sexo masculino. A dimensão do PedsQL™ 4.0 que registou resultados menos satisfatórios foi a “Dimensão de Funcionamento Escolar”, enquanto que no PAQLQ foi a dimensão “Sintomas”, o que implicou piores resultados na Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QVRS). As pontuações obtidos pelo PedsQL™ 4.0, instrumento de avaliação geral, são influenciadas pelas pontuações do PAQLQ, sendo ainda possível afirmar que o primeiro ignora alguns aspetos importantes da QVRS, tendo o instrumento específico para a asma (PAQLQ) maior especificidade e sensibilidade para a sua avaliação. Observa-se que as variáveis sexo e prática de desporto extracurricular influenciam os níveis de QVRS. O desempenho escolar também é afetado pelos níveis de QVRS das crianças/adolescentes. Reconhece-se que este trabalho oferece uma visão fracionada do enorme leque de intervenientes que poderão afetar a QVRS das crianças/adolescentes asmáticas, no entanto, contribui para alertar sobre alguns componentes que influenciam o controlo da doença e consequentemente a qualidade de vida destes doentes. Recomenda-se deste modo que esta avaliação seja feita periodicamente por uma equipa multidisciplinar, para que o tratamento das crianças/adolescentes possa ser feito de uma forma mais eficaz.

Asthma, defined in the GINA (Global Initiative for Asthma) as chronic inflammatory disease of the airways, has recorded an increase in its prevalence especially in children / adolescents. This disease has a huge impact on the quality of life of children / adolescents affected, resulting in various physical, emotional and social restrictions. The treatment of the chronically ill patient aims to prevent death, reduce morbidity and promote the welfare of the patient. Since asthma is a chronic disease, it is relevant to study the quality of life of these patients, mainly as a tool for assessing the effectiveness of interventions in health. The purpose of this study is to evaluate the impact of asthma on HRQoL of children / adolescents with this disease. It presents itself as an observational, correlational and cross-sectional research. It is based on a questionnaire divided into three parts: 1) demographic data and clinical characterization of the disease in children and adolescents, 2) Quality of Life Questionnaire Pediatric Version 4.0 - PedsQL ™ 4.0 and 3) Questionnaire of Quality of Life in Pediatric Asthma - PAQLQ. The data were processed in Microsoft Office Excel 2007 and analyzed in Statistical Package for Social Sciences ®. Nonparametric tests were used for the testing of hypotheses, considering significant p-value <0.05. The total of 74 children / adolescents from Hospital Cova da Beira and Centro Hospitalar Entre Douro and Vouga, aged 8 to 17 years old, completed the questionnaire, being 59.5% of them males. The scale of the PedsQL ™ 4.0 which recorded less satisfactory results was the "Dimension of Operation School", while in PAQLQ it was the "Symptoms" sub-scale that implied worse outcomes in Quality of Life Related to Health. The scores obtained by the PedsQL ™ 4.0, instrument of general assessment, are influenced by scores in PAQLQ. It is also possible to say that the first one ignores some important aspects of HRQOL and that this instrument, specific for asthma (PAQLQ), has higher specificity and sensitivity to its evaluation. It is observed that the gender and extracurricular sporting activities influence levels of HRQOL. School performance is also affected by the levels of HRQOL of children / adolescents. It is recognized that this work provides a fractionated vision of the huge range of variables that may affect HRQOL of children / adolescents with asthma, although it contributes to alert to some components that influence disease control and consequently the quality of life of these patients. It is recommended, therefore, that this assessment should be performed periodically by a multidisciplinary team so the treatment of children / adolescents can be done more effectively

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Anabela Antunes de; Rodrigues, Carlos Manuel Alves
Contributor(s) uBibliorum
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