Document details

Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano: Escola Secundária-3 de Amato Lusitano, Castelo Branco

Author(s): Martins, Sónia Catarina dos Santos Monteiro

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1433

Origin: uBibliorum

Subject(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Geometria descritiva; Artes visuais - Geometria descritiva - Ensino - Metodologia; Artes visuais - Geometria descritiva - Prática pedagógica


Description

Relatório de Estágio Pedagógico elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Estágio Pedagógico foi iniciado a 1 de Setembro de 2010, na Escola Secundária/3 de Amato Lusitano em Castelo Branco, sob a orientação pedagógica do Dr. Aníbal Cravo Nunes, na disciplina de Geometria Descritiva A, a duas turmas do 11.º ano. O período de leccionação ocorreu de Setembro de 2010 a Fevereiro de 2011. A prática de ensino supervisionada foi sempre assistida pelo Professor Orientador e pelos colegas do Núcleo de Estágio, António Pedro Martins, Eugénia Morgado e Paulo Chambino. O Relatório de Estágio compreende a Introdução, três Capítulos, a Conclusão, as Referências Bibliografias e os Anexos. Na Introdução são apresentados os objectivos gerais do Estágio Pedagógico. No Capítulo 1 é efectuado um enquadramento onde serão salientadas as características intrínsecas à escola Cooperante, a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, e a caracterização do Professor Cooperante, do núcleo de estágio e das turmas a que se leccionou durante o Estágio pedagógico. O Capítulo 2 contém o Enquadramento Teórico-Conceptual, destaca-se neste capítulo as fontes oficiais nacionais que regulamentam os planos de estudo e o programa da disciplina de Geometria Descrita A, na sua organização vertical e horizontal. O capítulo 3 considera a Prática Pedagógica e aporta a Planificação da Unidade de Ensino Leccionada, a Geometria Descritiva A, onde se faz uma contextualização programática e uma descrição da orientação curricular, da Metodologia de Ensino e da prática pedagógica. Por fim, a conclusão na qual se procurou compor uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Os Anexos e apêndices contêm, entre outros, documentos orientadores da Escola, Fichas de Trabalho e PowerPoints.

Teacher Training Report prepared under the Master in Teaching of Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. The Teacher Training was started in September 1st, 2010, in the Amato Lusitano High School / 3 in Castelo Branco, under the pedagogical mentoring of Dr.Aníbal Cravo Nunes,in the discipline of Geometry A, for two classes of the 11th level. The teaching period occurred from September 2010 to February 2011. The teaching supervised practice was always assisted by the supervisor teacher and trainee colleagues, António Pedro Martins, Eugénia Morgado and Paulo Chambino. The report includes the introduction, three Chapters, conclusion, references and bibliographies and attachments. In the Introduction we present the general objectives of the Teacher Training course. In Chapter I is carried out the general framework which will focus on the intrinsic characteristics of the Cooperating School, the Amato Lusitano High School / 3, characterization of the cooperating teacher, core training and classes that are taught during the teaching program. Chapter II contains the theoretical and conceptual framework. Stands out in this chapter the national official sources that regulate the curricula and program for the Geometry described in its vertical and horizontal organization. Chapter III considers the pedagogical practice and brings up the Education Planning Unit taught, for Geometry A, where there is a programmatic context and a description of the curriculum guidance, teaching methodology and pedagogical practice. Finally, the conclusion in which we intend to compose a reflection on all the work done during the teacher training. Annexes and Appendices contain, among other documents, school counseling documents, worksheets and PowerPoint units.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva; Nunes, Aníbal Cravo
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents