Document details

Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano

Author(s): Martins, António Pedro Bastos Nunes

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1438

Origin: uBibliorum

Subject(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Prática de ensino supervisionada; Artes visuais - Geometria descritiva; Artes visuais - Geometria descritiva - Aspectos didácticos; Educação visual


Description

Relatório de Estágio. Testemunha a “vivência” da Prática de Ensino Supervisionada (PES), imprescindível para o futuro docente, no sentido de permitir a observação de profissionais de ensino mais experientes, interagir com adolescentes num percurso já vocacional, e entender a dinâmica escolar e escolástica. Enquadrado no currículo do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a PES funciona como instrumento potenciador de conhecimentos e atitudes, através da experiência profissional real. A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição responsável pela escolha da escola para a PES, encaminhou o autor deste relatório para a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano de Castelo Branco, a cerca de 63km de distância da referida Universidade. A esta escola foi atribuído um núcleo de estágio constituído por quatro alunos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, sendo-lhes atribuídas duas turmas do 11º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A. Pretende-se relatar todo o percurso da PES, descrevendo os objectivos propostos, os métodos utilizados pelo estagiário para os cumprir, as metas alcançadas e as dificuldades identificadas no decurso do estágio. Assim, a estrutura deste relatório é composto por uma introdução ao ambiente de estágio e suas características, seguido por três capítulos fundamentais, nomeadamente: o primeiro capítulo referente à metodologia utilizada para a concretização dos objectivos propostos; um segundo capítulo sobre o enquadramento Teórico- Conceptual da prática de ensino/aprendizagem; a caracterização do local onde se desenvolveu a PES (terceiro capitulo); e um último, onde se relatam as actividades desenvolvidas, resultados obtidos e algumas reflexões finais.

Report of Training. Witness the "experience" of Supervised Teaching Practice (STP), essential for the future teacher, to allow the observation of more experienced education professionals, interact with teens in a vocational route already, and understand the dynamics of school and scholastic. As part of the curriculum of the Master of Arts in Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, STP acts as potential instrument of knowledge and attitudes, through real professional experience. The University of Beira Interior (UBI), institution responsible for choosing the school for the STP, the author of this report was sent to the Secondary School / 3 of Amato Lusitano of Castelo Branco, about 63km away from the UBI. To this school was assigned a core stage composed of four students of the Master of Arts in Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and assigned two classes of the 11 year, in the discipline of Descriptive Geometry A. It is intended to report all the path of the STP describing the objectives, the methods used by the trainee to meet the goals achieved and the difficulties encountered during the internship. So the structure of this report consists of an introduction to the stage environment and its characteristics, followed by three main chapters, namely: the first chapter referring to the methodology used to achieve the proposed objectives, a second chapter on the theoretical and conceptual framework the practice of teaching / learning; characterization of where they developed STP (third chapter), and the last one, which report the activities, results and some final thoughts.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva; Nunes, Aníbal Cravo
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents