Document details

Ensino do desenho, pela educação do olhar, no terceiro ciclo do ensino básico

Author(s): Jesus, Ana Sofia Gomes de

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1528

Origin: uBibliorum

Subject(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Prática de ensino supervisionado; Educação visual; Desenho - Ensino; Comunicação visual


Description

Este relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais (MEAV) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É composto por cinco partes fundamentais: as artes no currículo do ensino básico, a investigação, a comunidade educativa da escola, a prática supervisionada – estágio pedagógico e as atividades extra-curriculares desenvolvidas pela autora deste relatório. O primeiro e o segundo capítulos são dedicados a uma pesquisa sobre a importância das artes no Ensino Básico e em concreto sobre o “Ensino do Desenho pela Educação do Olhar, no Terceiro ciclo do Ensino Básico”. Assim fundamenta-se a arte no ensino através da análise do programa de Educação Visual, disciplina lecionada no estágio pedagógico (capítulo I). O segundo capítulo incide na fundamentação da estratégia de “Educação do Olhar” no ensino do Desenho propriamente dito. O principal objetivo é determinar qual a melhor forma (ou formas) de despertar os alunos do 3º ciclo para esta “ferramenta” de expressão e comunicação que os acompanha desde a infância pretendendo-se responder à seguinte pergunta de investigação: Haverá um ensino ideal de Desenho, mesmo se tivermos apenas a falar de Desenho de representação? O terceiro e quarto capítulos relatam a prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras (ESQP) da Covilhã. Aqui se descreve a comunidade educativa e toda a prática de ensino supervisionada incluindo a planificação, implementação, observação e reflexão. O quinto capítulo dá a conhecer as várias atividades extra-curriculares desenvolvidas pela professora estagiária. A conclusão remete para uma reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido. Finalizando, o presente relatório alberga, em apêndices, todas as “ferramentas” desenvolvidas pela autora.

This report comes under the Masters in Education and Arts of Arts (MEAV) in 3º Cycle, a phase in Portuguese Elementary Education and Secondary Education. It comprises five main parts: the arts in the curriculum of elementary education, research, educational school community, supervised practice - teacher training - and extracurricular activities developed by the author of the report. The first and second chapters are devoted to the research on the importance of arts in Elementary Schools and specifically on “Teaching Drawing through the Education of the Eye” at this stage of elementary education. Teaching Art is referred to by analyzing the program of visual education, a subject taught during the teaching practice (Chapter I). The second chapter focuses on the reasons for the strategy of “Educating the Eye” in the teaching of drawing itself. The main objective is to determine the best way (or ways) to arouse elementary students for this “tool” of communication and expression that comes from childhood aiming to answer the following research question: Is there an ideal way to teach drawing, even if only drawing representation? The third and fourth chapters describe the practice of Supervised Teaching during the academic year 2011/2012 in Escola Secundária / 3 Quinta das Palmeiras (ESQP) of Covilhã. There’s a description of the whole educational community and supervised practice including planning, implementation, observation and reflection. The fifth chapter sets forth the various extra-curricular activities developed by the intern teacher. The conclusion is a summary of all the work developed. Finally, this report is home to several appendices, the “tools” developed by the author of the report.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Trigueiros, João Paulo Forjaz Pacheco
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents