Author(s):
Magalhães, Romeu Pereira de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1531
Origin: uBibliorum
Subject(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Prática de ensino supervisionado; Artes visuais - Motivação; Artes visuais - Aspectos sociocognitivos; Artes visuais - Autoconceito; Ensino artistico; Artes visuais - Autoestima
Description
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário visando apresentar uma investigação sobre a motivação e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental dos/as alunos/as, assim como, as suas implicações no ensino/aprendizagem. Por sua vez, compreende, também, a descrição e análise da Prática Educativa Supervisionada realizada na Escola Secundária C/3º Ciclo do Fundão, incluindo as respetivas observações e reflexões sobre a realidade do território educativo e as atividades elaboradas para os alunos e comunidade escolar. Assim como também, apresenta as questões legais relacionadas com o Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e o Ensino Artístico Especializado, acrescentando uma perspetiva comparativa entre as duas opções e o perfil do aluno à sua saída. Deste modo, o presente relatório é concluído com a aplicação das Teorias da Motivação na investigação-ação, sendo rematado com uma reflexão final.
This report was produced under the master's degree in Visual Arts Education in the Secondary and Sixth Form Education to present an investigation about motivation and its effects on cognitive, affective and behavioral development of students, as well as their implications in teaching/learning. In turn, contains the description and analysis of educational practice Supervised held in the High School of Fundão, including the respective observations and reflections on the reality of educational territory and elaborate activities for students and the school community. As well as the legal issues related to the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts and Artistic Education Specialist, adding a comparative perspective between the two options and student profile to its output. Thus, the present report concludes with the application of theories of motivation in research-action, being crowned with a final thought.