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Marca territorial Vale do Côa: projecto de identidade visual

Author(s): Matias, Petra Daniela Quadrado do Alferes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1550

Origin: uBibliorum

Subject(s): Design multimédia; Marca territorial - Identidade - Vale do Côa; Identidade territorial; Marketing territorial; Identidade visual


Description

O Vale do Côa é um território localizado no norte de Portugal. Actualmente é constituído por dez concelhos e abrange os Núcleos de Arte Rupestre do Vale do Côa e a Região do Alto Douro Vinhateiro, ambos Património Mundial da UNESCO. O objectivo deste projecto é criar a marca de identidade territorial Vale do Côa. A marca/identidade territorial, segundo Anholt, deverá ser adquirida através de uma estratégia global tendo em conta todos os factores que influenciam o território, de modo a permitir uma maior eficiência e efectividade que possibilitam que os lugares adquiram uma identidade distintiva. A definição de identidade de um lugar, país, região ou cidade torna-se hoje fundamental face às actuais alterações provocadas pela globalização. Alguns investigadores tratam hoje os territórios como produtos, competindo no mercado como uma empresa, por turistas, indústria e por vezes novos residentes. A capacidade competitiva de cada território depende de diversos factores, tais como a localização, dimensão, património e as suas dinâmicas económicas, sociais e culturais. Com a criação desta marca pretende-se implementar uma rede de parcerias que permitam valorizar o património, os recursos de atracção e os seus produtos endógenos.

The Côa Valley is an area located in northern Portugal. Currently consists of ten counties and covers Prehistoric Rock Art Sites in the Côa Valley and Alto Douro Wine Region, both UNESCO World Heritage Sites. The aim of this project is to create a territorial identity brand: Côa Valley. The brand / identity territorial, second Anholt, must be acquired through a global strategy taking into account all factors that influence the area, to allow for greater efficiency and effectiveness that enable places acquire a distinctive identity. The definition of the identity of a place, country, region or city becomes fundamental because of the changes due to the globalization. Some researchers today treat territories as products, competing in the market as a company, for tourists, industry and new residents sometimes. The competitive ability of each area depends on several factors such as location, size, heritage and its dynamic economic, social and cultural rights. The creation of this brand aims to implement a network of partnerships that allow valuing the assets, resources and attractiveness of their endogenous products.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paiva, Francisco Tiago Antunes de
Contributor(s) uBibliorum
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