Document details

Pedagogia do conceito

Author(s): Mateus, Graciete da Cruz

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1564

Origin: uBibliorum

Subject(s): Ensino da filosofia - Ensino secundário; Ensino da filosofia - Ensino secundário - Aspectos pedagógicos; Ensino da filosofia - Ensino secundário - Aspectos didácticos


Description

O presente trabalho aborda a importância da aprendizagem filosófica no ensino secundário sob a perspetiva da pedagogia do conceito. Foi realizado um diálogo permanente com o pensamento de Deleuze e de Guattari sobre a criação dos conceitos. Num primeiro momento, de âmbito teórico, suscitámos uma reflexão, familiarização e exploração centrada no contexto escolar e no termo conceito. Recorre-se ao trabalho do docente e do discente com o objetivo de esclarecer o que é a conceptualização e a sua importância no trabalho filosófico. Num segundo momento, de âmbito mais prático, pretendemos perspetivar a prática pedagógica do conceito em contexto de sala de aula. Apresentámos o texto clássico de filosofia no ensino secundário como sendo o processo de transposição didática do conhecimento filosófico como sendo o ponto de partida mais adequado para a conceptualização, para criação de conceitos e para a atividade do filosofar. No final expomos um texto que pretende deixar o caminho aberto a novas questões sobre a importância da formação filosófica na sociedade civil.

This paper discusses the importance of philosophical learning in secondary education under the perspective of the concept of pedagogy. We conducted a dialogue with the thought of Deleuze and Guattari's about creating concepts. At first, the theoretical framework, we have raised a reflection, exploration and familiarization centered in the school context and the term concept. We use the work of teachers and students in order to clarify what is the conceptualization and its importance in the philosophical work. Secondly, a more practical context, we intend to put in perspective the pedagogical practice of the concept in the context of classroom. We have presented the classic text of philosophy in secondary education as the process of didactic transposition of philosophical knowledge as being the most appropriate starting point for the conceptualization to create concepts, and to the activity of philosophizing. In the end, we want to expose a text that intends to leave the way open to new questions about the importance of philosophical training in civil society.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Domingues, José António Duarte; Rosa, José Maria da Silva
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents