Document details

A publicidade não convencional ao serviço do ensino superior : a divulgação dos cursos de especialização tecnológica, CET, do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Author(s): Guterres, Tiago Filipe Ventura

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1567

Origin: uBibliorum

Subject(s): Ensino superior - Publicidade não convencional; Ensino superior - Cursos de especialização tecnológica; Publicidade - Crise publicitária; Publicidade - Público alvo; Publicidade - Estratégias; Publicidade - Comunicação


Description

Atualmente, pode observar-se a tendência de os anunciantes de empresas, serviços ou produtos, adotarem cada vez mais modelos comunicacionais que vão para lá da tradicional campanha publicitária nos mass media. No entanto, a comunicação seguida pelas Instituições do Ensino Superior, em Portugal, na divulgação das suas unidades formativas, ou seja, dos seus produtos e serviços continua a centrar-se fortemente na publicidade institucional, sobretudo em meios impressos, veiculando uma imagem de elevada sobriedade nos seus parâmetros publicitários. O presente relatório resulta de um programa de estágio de 5 meses no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Além de apresentar uma descrição das atividades desenvolvidas, este relatório tem por objetivo alertar para o fato de as organizações de ensino superior terem de estar, cada vez mais, atentas a novas alternativas de posicionar as suas ofertas formativas, recorrendo a outros géneros e conceitos publicitários, tendo em conta os produtos/serviços de que dispõem, o público-alvo a que se destinam, e ao espaço de mercado que existe para posicionar esses mesmos bens. Com a apresentação dos resultados obtidos com a ação de divulgação dos Cursos de Especialização Técnológica (CET), demonstramos que o uso de um tipo de publicidade menos institucional é bem aceite pelos públicos do IPCB e, desse modo, que uma comunicação de tipo não convencional reúne condições para fazer parte do plano comunicacional desta instituição. Em última análise, sugerem-se novos caminhos para o mapa comunicacional do IPCB e, por conseguinte, em outras instituições de ensino superior.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents