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Estágio na Viva Imagens, Lda

Author(s): Évora, Erinaldo

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1595

Origin: uBibliorum

Subject(s): Audiovisual - Cabo Verde; Cinema - Produção - Cabo Verde; Cinema - Edição - Cabo Verde; Cinema - Som - Cabo Verde; Cinema - Aspectos de cor - Cabo Verde; Audiovisual - Relatório de estágio pedagógico


Description

Não basta ter uma câmara de filmar para um indivíduo se autodenominar produtor ou até mesmo realizador. É indispensável adquirir conhecimentos teóricos, técnicos e práticos, que se aprofundam sobretudo no confronto com uma primeira experiência profissional. Não só tive a oportunidade de testar algumas das competências adquiridas durante a parte curricular do mestrado, como também pude observar, a partir de um ponto de vista privilegiado, a realidade estrutural da produção audiovisual em Cabo Verde. O cinema encontra–se numa fase de implementação em Cabo Verde. Já existem algumas empresas no ramo de Audiovisual tal como a Viva Imagens. Existe também a Direção Nacional das Artes que com o núcleo Cinemídia se encontra a desenvolver projetos nas áreas do Audiovisual e do Cinema. Sendo o audiovisual uma área recente em Cabo Verde, existem poucos profissionais da área. Assim sendo, é desvalorizado o trabalho dos profissionais. Deparei que a maioria dos “profissionais da área” não tem formação adequada nem a possibilidade de tê-la, recorrendo assim a instituições governamentais, nomeadamente à Direção Nacional das Artes (Ministério da Cultura), para obter algum tipo de formação adequada nos ramos do audiovisual e do cinema. É importante defender e sustentar a Ideia de se criarem mecanismos para que tanto instituições públicas ou privadas valorizem o audiovisual e o cinema, através de ações de formação, workshops, tertúlias, no sentido de se formar profissionais qualificados que possam, por sua vez, passar a sua aprendizagem às gerações futuras. O mercado privado opta por mão de obra pouco qualificada pois financeiramente é mais rentável, o que limita a qualidade. Estas lacunas são facilmente identificadas quando se analisam os trabalhos realizados. A carência de meios e a fraca exigência por parte dos clientes fazem com que a realidade seja muito diferente de Portugal. Não existindo uma instituição que regule os preços, os orçamentos variam de acordo com a vontade das empresas, o que torna o mercado desleal, dando a oportunidade ao cliente de requisitar vários orçamentos, onde as diferenças de preço podem ser gigantescas (sem haver necessariamente um retorno de qualidade técnica ou estética que o justifique). Os valores que são pagos pelo produto não justificam, muitas vezes, que exista um grande investimento na produção e numa equipa qualificada. Muitos dos profissionais adquirem experiência somente através da pratica. As ideias existem, mas quando não são executadas as tarefas de planeamento características da pré-produção, acaba por prevalecer o improviso nas rodagens, o que vem dificultar também a pós-produção e a coerência final dos produtos ou objetos audiovisuais e cinematográficos. Esta é uma das conclusões essenciais a que cheguei através da realização do estagio. Lamentavelmente, quem solicita este tipo de trabalho nem sempre tem uma ideia do trabalho e do tempo que estão por “detrás” da produção de um produto audiovisual. Quando um cliente encomenda um trabalho encontra-se já muito próximo da red line, não facilitando o trabalho à empresa e à equipa. Sem espaço de tempo para desenvolver e estruturar o projeto, o resultado é sempre insatisfatório para o profissional e para o cliente, o que faz com que muitas vezes os trabalhos tenham de ser feitos de raiz. Ao apresentar a minha candidatura de estágio, propus que fosse nas áreas de produção e pós-produção (tratamento de imagem), no sentido de serem as áreas de interesse pessoal e profissional principais. Devido à realidade presenciada tive que me envolver na fase de pré produção. Senti alguma dificuldade em adaptar-me à metodologia corrente na empresa, sendo que todos se formaram nos Estados Unidos, havendo portanto um método de trabalho diferente daquele a que estava habituado e para o qual tinha sido preparado. Baseado nos conhecimentos adquiridos durante o mestrado e apoiado em bibliografia específica, fui aplicando essa metodologia de trabalho às diferentes fases de produção. Na pré produção procurei implementar, de forma mais sistemática, a preparação de todo o projeto, nomeadamente a escrita do guião, a planificação e os levantamentos para que a rodagem e a pós produção decorressem com menos sobressaltos e de acordo com o que estava inicialmente planeado e previsto. Com base nas ideias apresentadas em cada projeto fui desenvolvendo os guiões técnicos, os storyboards e os levantamentos. Devido ao grupo de trabalho ser pequeno tinha-mos que multiplicar os esforços pois só assim seria possível eu acompanhar e desempenhar várias tarefas. Perde-se algum tempo a realizar essas tarefas, mas no final o resultado é satisfatório para todos. Os conhecimentos adquiridos na disciplina de Realização Cinematográfica auxiliaram muito para que fosse possível implementar um trabalho global de planificação, para o desenvolvimento menos improvisado dos projetos. Assim sendo, através do meu conhecimento consegui implementar uma nova atitude, conjuntamente com os colegas, uma metodologia estruturada por fases, aplicada nos projetos realizados durante o período de estagio, nomeadamente: Pré-Produção - escrita do guião, planificação, levantamentos e planeamento da produção. Produção- rodagem, captação de imagem e som Pós-produção- análise dos conteúdos, montagem, tratamento de imagem e som, correção de cor, genéricos inicial e de intervalo. Estas fases são pouco respeitadas, principalmente quando se trata da fase de pré-produção e pós-produção, baseando-me para o afirmar numa análise feita de alguns produtos audiovisuais elaborados em Cabo Verde (assim como a partir da dinâmica de funcionamento da própria empresa). Este relatório também se debruça sobre os contactos estabelecidos com os responsáveis do audiovisual e do cinema “Cinemídia”.

It is not just having a camera to film for a person to call themselves producers or even directors; the idea is to acquire technical and practical knowledge. It is essential to acquire theoretical knowledge, technical and practical, which deepens especially in comparison with a first professional experience. It was an opportunity to test some of the skills acquired during the master's degree curricular as well as it was observed, from a privileged point of view, the structural reality of audiovisual production in Cape Verde. Cinema is in the implementation phase in Cape Verde, there are already some companies in the field of Audiovisual such as Viva Images. The National Directorate of Arts with core in the Cinemídia department is developing projects in the area of Audiovisual and Cinema. Being the latest in audiovisual an area Cape Verde, there are few professionals so the work is being devalued of professionals. Most "professionals" do not have adequate training or the possibility of having it, thus using government institutions, including the National Arts (Ministry of Culture), to get some sort of proper training in the fields of audiovisual and cinema. It is important to defend and support the idea of creating mechanisms for both public and private institutions value the audiovisual and cinema, through training activities, workshops, gatherings, to graduating qualified professionals who can, in turn pass their learning to future generations. It is noted that most "professionals" do not have adequate training or the possibility of having it, thus using government institutions including the National Arts (Ministry of Culture), to get some kind of formal training relating to audiovisual and cinema. It is important to defend and support the idea of creating mechanisms for both public and private institutions value the audiovisual and cinema, through training activities, workshops, gatherings, to graduating qualified professionals who can, in turn, pass their learning to future generations. The private market opts for unskilled labor as is financially more profitable, which limits the quality. These gaps are easily identified when analyzing the work done. The private market opts for unskilled labor as is financially more profitable, which limits the quality. The lack of resources and weak demand from customers make the reality very different from Portugal. In the absence of an institution that regulates prices, budgets vary according to the willingness of enterprises, which makes for unfair market, giving the opportunity to the client to request multiple budgets, where the price difference can be huge (without having a technical quality or esthetics or to justify it). The amounts that are paid for the product, do not justify that there is a large investment in producing a qualified team. Many professionals acquire experience through practice. Ideas emerge, but when it runs the actions of pre-production, ultimately leads to improvise in filming makes it difficult for post-production. This is one of the insights that I could get through the training. Unfortunately, those caring for this kind of work do not always have an idea of the design of audiovisual product, when it is already considerately near the red line. No time to develop and structure the project, the result is always unsatisfactory for the professional and the client, and they are often remade from the beginning. At present my candidacy for training, I proposed the areas of production and post-production "Image Treatment" in the sense of being the areas of personal and professional interest. Because the reality witnessed had to engage in preproduction. With some difficulty adapting my current methodology in the company, all of which created in the United States, the working method employed is different. Based on the ideas presented in each project was developing the scripts technicians, storyboards and surveys. The ideas presented in the project was developing the scripts and technical storyboard, thus initiating the project. Because the working group are considerably low, we had to multiply the efforts because only then could I follow and perform various tasks. You lose yourself some time to perform these actions, but in the end, the result is satisfactory for all. The knowledge gained in the discipline of Film Directing helped much so that it was possible to implement actions to develop the projects. Thus, through my knowledge I could implement a new attitude along with other colleagues, a structured methodology for phases, namely. Pre-Production-writing the script, planning, surveying and production planning. Production shooting, capturing images and sound Post-production of content analysis, assembly, image processing and sound, color correction, and generic initial interval. Applied in projects developed during the internship. These phases are rarely practiced especially when it comes to the preproduction and post-production, based on analysis made by audiovisual products produced in Cape Verde. This report is also a description of self-acknowledgement, in search of those responsible for the audiovisual and cinema "Cinemídia".

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado Crespo
Contributor(s) uBibliorum
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