Author(s): Ferreira, Luís Carlos da Silva
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1644
Origin: uBibliorum
Subject(s): Gestão de empresas; Empresas - Gestão de compras
Author(s): Ferreira, Luís Carlos da Silva
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1644
Origin: uBibliorum
Subject(s): Gestão de empresas; Empresas - Gestão de compras
A conjuntura económica actual, a instabilidade dos mercados e a crescente globalização da competitividade obrigam as organizações a evoluir constantemente e a inovar nos seus processos. Esta dissertação tem como objectivo demonstrar a necessidade que as empresas sentem em evoluir também nas áreas de compras, tornando-as uma componente estratégica. A função compras tem vindo a ganhar importância e visibilidade nas últimas décadas, no entanto nem sempre este reconhecimento tem reflexo nos comportamentos e nas acções implementadas. Aproveitando o crescimento acelerado de um grupo empresarial português, fez-se uma análise ao estado actual da organização de compras, retirando-se conclusões para definir um plano de acções futuras. A definição deste plano tem por base uma análise exaustiva à despesa em compras do grupo, utilizando modelos teóricos de diagnóstico para aferir qual a estratégia a seguir. Os resultados desta análise deverão ser devidamente enquadrados na realidade do grupo em causa e na complexidade dos mercados em que actua e exerce actividade. O plano de implementação deverá prever medidas para ultrapassar as dificuldades inerentes à gestão da mudança. É uma mudança não só de processos, mas essencialmente de cultura e comportamentos. A negociação passará a ser um tema fulcral neste processo. Com a implementação do plano reorganização do modelo de compras, serão identificados os primeiros resultados práticos, os quais serão o suporte que justifica este projecto de reestruturação. Este estudo é realizado quando está decorrido apenas o primeiro terço das fases do processo, pelo que será identificado um conjunto de acções futuras que permitirão consolidar o projecto.