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Comunicação da marca: etiquetas

Author(s): Graça, Tânia Gonçalves da

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1709

Origin: uBibliorum

Subject(s): Design moda; Branding; Design da moda - Mix de comunicação; Design da moda - Marca - Etiqueta; Design da moda - Comunicação - Marca; Marca - Identidade visual - Design gráfico


Description

O objectivo deste trabalho, é contribuir para uma melhor compreensão da importância da etiquetagem numa marca de moda, pertencendo deste modo à comunicação da marca. Assim, serão exploradas várias ferramentas que poderão ser usadas para comunicar entre marca e consumidor, determinando uma identidade e um posicionamento forte. Desta forma, foi construída uma marca com a colaboração de estratégias de branding para uma marca de sucesso. A marca propõe vender ao consumidor roupa e acessórios de moda, direccionados para o público feminino. Criou-se um logotipo, símbolo e marca, tendo como nome G better. Esta, é definida pelo conceito e focou-se numa pessoa exacta como público alvo, definindo um nome, idade, profissão, personalidade e hábitos do quotidiano. Através da linguagem visual da marca, definiram-se critérios que devem ser respeitados na marca. Como se pretende que G better seja uma marca que se distingue dos concorrentes pela diferença, criou-se uma marca com “etiqueta”, ou seja, as etiquetas das peças vendidas pela marca são etiquetas úteis. As etiquetas da marca são objectos, distinguindo-se das marcas concorrentes. Como a ideia é pensar na reciclagem, foram criados objectos para substituir meros cartões que vão para o lixo antes da peça de vestuário ser utilizada. Através de um inquérito a 370 pessoas definiu-se a preferência do consumidor relativamente à marca. Assim, foram atingidos resultados que ajudaram no esclarecimento de dúvidas e nas tomadas de decisão ao longo da criação da marca.

This work aims to promote a better understanding of labeling of a fashion brand, in the context of brand communication. Several tools which may be used to communicate between a brand and consumers will be explored, whilst emphasising the brand’s identity. Thus a brand was designed using several branding strategies, allowing for a successful product. This brand aims to sell clothes and fashion accessories to a female population. A logo was designed and the brand was named G better. This is defined by a concept and focused itself on a specific individual as a target audience, defined by a name, age, job, personality and daily lifestyle. Criteria regarding the brand’s visual identity were created and which ought to be followed. G better is a brand which sets itself apart from the competition by making a positive difference, namely the brand’s “label”. That is the brand sells articles whose labels are useful. These labels are items on their own, making this brand different from others. The key concept is recycling, and items were created which require less cardboard to be disposed of before the articles of clothing are actually worn. A survey was distributed to 370 people in order to define the consumers’ preferences towards the brand. The results obtained helped clarifying doubts and decisions which arose as the brand was being created.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Miguel, Rui Alberto Lopes; Oliveira, Fernando
Contributor(s) uBibliorum
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