Author(s): Capelo, Luísa Catarina Tavares de Sá Pereira
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1771
Origin: uBibliorum
Subject(s): Língua portuguesa; Língua materna; Transversalidade
Author(s): Capelo, Luísa Catarina Tavares de Sá Pereira
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1771
Origin: uBibliorum
Subject(s): Língua portuguesa; Língua materna; Transversalidade
A presente investigação remete para a importância da transversalidade da Língua Materna em todas as áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Após a construção de um quadro teórico, com a compreensão em leitura como pano de fundo, mais concretamente com o modelo de Ensino Explícito de Jocelyne Giasson, apresentamos uma panóplia de actividades científicas, pedagógico/didácticas em turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde se entrecruzam saberes da Língua Portuguesa, da Matemática e do Estudo do Meio.
This investigation broaches the importance of Mother Tongue transversality in all bubjects of the Primary School curriculum. Beyond the making of a theoretical board, with reading comprehension as backcloth, more specifically in the Jocelyne Giasson, Explicit Teaching model, we present a variety of scientific, educational activities for Primary School classes, where the knowledge of Mother Language, Mathematics and Environment Study Cross Each Other.
Esta investigación subraya la importancia de la transversalidad de la Lengua Materna en todas las áreas del currículo de la 1 º ciclo de la Educación Básica. Después de construir un marco teórico, con la comprensión en lectura en el fondo, concretamente con el modelo de Enseñanza Explícita de Jocelyne Giasson, presentando una serie de actividades científicas, de enseñanza y aprendizaje en las clases de 1 º ciclo de la Educación Básica, donde lazo es el conocimiento de la Lengua Portuguesa, Matemáticas y Estudios del Medio Ambiente.