Author(s): Pina, Maria Emília Santos
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1811
Origin: uBibliorum
Subject(s): Leitura em voz alta; Promoção da leitura; Leitura -- Ensino-aprendizagem
Author(s): Pina, Maria Emília Santos
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1811
Origin: uBibliorum
Subject(s): Leitura em voz alta; Promoção da leitura; Leitura -- Ensino-aprendizagem
Devido à importância que a leitura tem assumido nos últimos anos, surgiu um grande número de trabalhos sobre esta temática. A sua importância prende-se não só com a educação e a resolução de problemas diários, mas também com a saúde mental do ser humano. Por ela ser tão importante, necessária e insubstituível a nossa preocupação com os aspectos metodológicos e metodológico-didácticos do seu processo de ensino/aprendizagem. O bom desempenho de leitura favorece o desenvolvimento cognitivo, permite construir ideias próprias, desenvolve o espírito crítico e por sua vez estas competências proporcionam maior facilidade na aprendizagem dos conteúdos escolares. Ler, acto fundamental para o desenvolvimento cognitivo, deve ser estimulado o mais precocemente possível daí a nossa grande preocupação. Queremos alunos com bons desempenhos e com gosto pela leitura e isso é possível. Assim, neste estudo abordam-se estratégias para motivar os alunos para a leitura através de uma actividade construtiva do ponto de vista didáctico: os Círculos de Leitura. Este estudo veio corroborar as nossas ideias, que o gosto pela leitura e o prazer de ler está intimamente relacionado com os percursos de aprendizagem que desenhamos e desenvolvemos e com o tipo de livros que elegemos.
Due to the importance that reading skills have been gaining in the last few years, much research work has been done about it. Its importance is tightly linked not only to education and daily life problem-solving but also to the human being’s mental health. Our concern with its methodological and teaching features has its importance, necessity and uniqueness in mind. Reading skills empower the building and development of knowledge and of argumentative speech and these favour learning. Reading is fundamental for the development of knowledge and it must be encouraged in early ages. We want students to have good reading skills and we believe that’s possible to achieve. In this study, we tried to motivate our students to read through the introduction of a new activity: Literature Circles. This study has confirmed our premise, that is, the pleasure of reading is linked to the activities we have developed and to the books we have selected.