Document details

O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB

Author(s): Correia, Cláudia Alves

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1814

Origin: uBibliorum

Subject(s): Processo de escrita; Metacognição


Description

O nosso estudo pretende validar modelos que explicam o ensino-aprendizagem da Escrita, como processo, contrariamente a perspectivas antigas que o explicam como produto. Assim sendo, requer um ensino com estratégias diferentes e diferenciadas, onde o aluno é tido como um construtor activo do saber. Através de exercícios de produção escrita, sem planificação e com planificação, produzidos pelos alunos de uma turma de 4º ano da nossa escola, tentaremos encontrar aspectos que nos levem à certeza de que se torne fundamental ensinar os nossos alunos a pensar, ou seja, a activar mecanismos de activação do conhecimento para, posteriormente, produzirem os seus textos.

Our study aims the validation of models to explain the teaching-learning of Writing as a process unlikely the ancient perspective which explains it as a product. Therefore, it requires different and differentiate teaching strategies where the student is an active constructor of the knowledge. Through exercises of written production, with and without plan, done by students of a 4th form class of our school, we will try to find some aspects which will take us to the certainty that, it is essential to teach students to think, or rather to stir up mechanisms of knowledge which allow them to produce their texts afterwards.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo