Document details

Contributos da literatura infantil no jardim de infância: propostas para uma aprendizagem eficaz

Author(s): Lourenço, Maria Antónia dos Santos Pires

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2105

Origin: uBibliorum

Subject(s): Educador de infância; Literatura infantil


Description

Com a presente investigação, pretendemos relevar a legitimação dos textos de Literatura Infantil de qualidade, enquanto contributos para o exercício de funções do Educador de Infância. Remetemos para a importância da qualidade dos livros para crianças em idade pré-escolar e para a possibilidade da sua exploração, em contexto de sala de aula, de Jardim de Infância. Após um quadro teórico, onde inserimos uma abordagem conceptual à Educação Pré-Escolar e à Literatura Infantil como suporte pedagógico para a prática docente, nesta faixa etária, apresentamos propostas de várias actividades/tarefas de carácter pedagógico/didáctico, baseadas em duas obras para crianças: O Gato Comilão de Perica Patacrua e Anita Mamã de Marcel Marlier. Atendendo às várias áreas do saber da educação pré-escolar, as características integradoras e estruturadas são o suporte destas tarefas, enquanto espaço pedagógico adequado a um desenvolvimento harmonioso e global das crianças. Concluímos com uma análise contrastiva entre as duas obras, no que concerne às situações de aprendizagem que proporcionam, à sua funcionalidade pedagógica e, deste modo, à sua qualidade, numa abordagem promotora de uma aprendizagem autêntica, significativa e assente numa perspectiva transversal.

With this research we intend to emphasize the legitimation of the quality children’s literature as a contribution to the nursery teacher’s performance. We refer to the importance of the quality of children’s books of an early age and to the possibility of their usage in the classroom of a nursery school. After a theoretical framework where we make a conceptual approach of nursery education and of the children’s literature as a pedagogical aid to the nursery teachers’ performance, we present proposals for several pedagogical/didactical activities/tasks based on two children’s books: O Gato Comilão by Perica Patacrua and Anita Mamã by Marcel Marlier. Bearing in mind the various knowledge areas on nursery schools, the integrating and structured features are the basis for these tasks meaning a pedagogic space suitable to a harmonious and global development of the children. We conclude this research with a contrastive analysis between the two books in what the learning situations they provide, its pedagogic usefulness are concerned, showing its quality in promoting authentic and meaningful learning based on a cross perspective.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents