Document details

Concepção e representação no projecto de arquitectura: metodologia do projecto académico

Author(s): Marum, Jorge Humberto Canastra

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2270

Origin: uBibliorum

Subject(s): Projecto académico; Arquitectura; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Arquitetura


Description

A Metodologia do projecto académico é o mote para esta reflexão sobre a concepção e representação no ambiente académico da arquitectura. Do Processo de Bolonha e da consequente globalização normativa extensiva a todo o ensino europeu, resultou um tratamento generalizado para todas as universidades, áreas de ensino e respectivos cursos. Neste sentido, entende-se que este propósito generalizado resulta castrador, impedindo a diversidade dos sistemas de ensino e a definição de uma metodologia pedagógica identitária própria de cada escola, através da qual se deveria individualizar, garantindo um lugar específico no panorama do ensino internacional da arquitectura. Sobre o papel das universidades e dos seus sistemas de ensino, procura-se uma posição activa na definição de uma experiência pedagógica enriquecedora que forneça linhas orientadoras de concepção projectual, ao encontro de uma metodologia identitária e, enquanto ferramenta de investigação científica eficaz na obtenção de resultados. Nesse seguimento, a investigação debruça-se sobre as ferramentas de concepção e representação, em particular, sobre a forma como estas poderão influenciar os seus resultados. Partindo de uma fundamentação bibliográfica reportada aos séculos XIX a XXI, entre 1836 e 2010, com base no período histórico delimitado entre a criação das Belas-artes e as actuais Faculdades de Arquitectura em Portugal, defende-se que a universidade deve ter uma função específica enquanto escola através de uma postura de intervenção, no sentido da definição de identidade. Para tal, apontamos a definição de uma metodologia na formulação de linhas ou princípios orientadores para a concepção e representação da disciplina basilar de projecto de arquitectura. Como contributo, propõe-se um manual metodológico síntese sobre as principais variáveis que compõem a arquitectura no processo criativo de projecto académico.

The methodology of the academic project is the starting point for this reflection about conception and representation in the academic environment of architecture. The Bologna Process and the resulting globalization rules extended to the european education, resulted in a widespread treatment for all universities, teaching areas and respective courses. In this sense, we consider that this widespread purpose impedes results, preventing the diversity of education systems and the definition of a pedagogical methodology identity for each school, whereby it should distinguish, guaranteeing a specific place in the international education of architecture. Regarding the role of universities and their educational systems, the aim is to find an active stance in the definition to enrich the pedagogical experience that provides guidelines for project conception, that meets an identifiable methodology which can be used as a tool for scientific research, effective in achieving results. Therefore, the investigation focuses on the tools of conception and representation, in particular, on the way they might influence their results. Starting from a grounding literature reported to the XIX to XXI centuries, between 1836 and 2010, and based on the historical period defined between the creation of Fine Arts and the current Architecture Faculties in Portugal, we defend that, as a school, the university should have a specific role and intervene with the objective of defining its identity. We point out the definition of a methodology by forming guidelines and principles for the conception and representation of the main discipline of architectural design. As a contribution, we propose a methodological manual synthesis about the main variables that make the architecture in the academic creative process of design.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Luís Miguel de Barros Moreira; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral Santiago
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents