Document details

Relatório de estágio pedagógico

Author(s): Carvalho, Carlos Daniel Proença

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2306

Origin: uBibliorum

Subject(s): Relação professor-aluno; Educação física; Desporto escolar; Estágio pedagógico


Description

Ao longo deste Relatório de Estágio, o Estagiário irá procurar explicitar as suas vivências, durante o ano lectivo que termina agora, na Escola Secundária Campos Melo. Assim procurará, tornar de forma clara, qual foi a sua intervenção na escola, quais as competências que adquiriu e qual foi o contributo que de alguma forma tenha deixado no meio escolar. Desse modo, o estagiário irá reflectir sobre quais foram os objectivos deste, no início da sua formação enquanto Professor de Educação Física e procurar transportar e adaptá-los a uma nova realidade e a pessoas que possivelmente têm metodologias e maneiras de actuar distintas, mas que pela sua experiência, servem como referência ao trabalho do estagiário. Assim, o mestrando, deve procurar complementar os seus objectivos pessoais, com os objectivos do Grupo de Educação Física, visto que estes estão centrados principalmente no processo ensino/aprendizagem, ou seja, na aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento de forma consistente e gradual. Ao mesmo tempo o estagiário irá reflectir acerca da forma como o ensino da Educação Física se dá, dado que este deve ser, segundo Gonçalves (1994), uma "actuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz", além de ter um papel importante na "formação do homem como um ser integral e um agente de transformação social". Assim, com este relatório, o estagiário deve procurar estabelecer o contexto em que desenvolveu a sua actividade, descrevendo para isso as especificidades dos alunos e turmas com que teve a oportunidade de trabalhar, visto que o planeamento das aulas que estabeleceu depende fundamentalmente das dificuldades que estes apresentem, não só a nível motor, mas também os desafios sociais que enfrentam no seu dia - a dia. Deste modo a intervenção que o estagiário tem na Direcção de Turma e o trabalho aí desenvolvido em prol dos alunos, é um factor importante na detecção precoce de situações que podem fugir ao olhar do Professor. Também a frequência do Desporto Escolar é importante neste sentido, dado que permite ao estagiário e restantes professores, estarem em contacto permanente com os alunos, sobre um contexto distinto do da sala de aula, pelo que o aluno pode sentir-se mais protegido para interagir com o Professor, no sentido de procurar a sua ajuda. Percebe-se então a necessidade em perceber que a acção do estagiário deve ir muito para além das preocupações técnico - tácticas inerentes à disciplina de Educação Física, devendo este imiscuir-se dentro da dinâmica da turma e das vivências dos alunos, dado que só deste modo poderá marcar a diferença entre o Professor que apenas se preocupa com a transmissão de conhecimentos, e aquele que para além disso, procura ter uma intervenção social positiva perante os seus alunos. Finalmente, o estagiário irá procurar transmitir as dificuldades que sentiu ao longo deste processo de formação, dado que essa informação poderá ser importante no sentido de construir um Ensino de maior qualidade no futuro. Deste modo, devem ser destacados os aspectos positivos e negativos que marcaram este ciclo de estudos, que poderão servir como referência a alunos que estejam interessados em se tornarem Professores competentes no domínio da Educação Física, mas principalmente enquanto modeladores e transmissores de comportamentos éticos e com um forte cariz social.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Júlio Manuel Cardoso
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents