Author(s): Barroso, Rodrigo Samuel dos Santos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2401
Origin: uBibliorum
Subject(s): Sistema de propulsão; Sistemas de propulsão automóvel
Author(s): Barroso, Rodrigo Samuel dos Santos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2401
Origin: uBibliorum
Subject(s): Sistema de propulsão; Sistemas de propulsão automóvel
Face à necessidade crescente do Homem em se deslocar, surge também, desde há muito tempo, a preocupação em desenvolver diferentes soluções de mobilidade. Assim, nos últimos séculos foram desenvolvidos diversas alternativas. Contudo, nos últimos 100 anos assistiu-se a uma expansão e popularização de um modo imensurável do automóvel. Neste sentido, os veículos automóveis são considerados uma presença fundamental na maioria das actividades desenvolvidas pelo Homem, pelo que, conceito como autonomia, conforto, versatilidade e rapidez são procurados aquando da aquisição de um determinado automóvel. Também a queima de combustíveis fósseis é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes para a atmosfera, que origina consequências graves, como o agravamento do efeito de estufa, levando a um aumento da temperatura do planeta, as alterações na flora e na fauna. Desta forma, existem nos dias de hoje, um conjunto diversificado de combustíveis e de sistemas de propulsão alternativos aos convencionais. De modo a ilustrar o funcionamento, o desempenho energético, as questões económicas e ambientais pretende-se apresentar os diferentes sistemas de propulsão automóvel, tendo por base a componente teórica subjacente a cada um deles, os aspectos técnicos, a componente económica e ambiental.