Document details

Evolução do conceito ácido-base no ensino básico e secundário nos últimos cem anos

Author(s): Boavida, Liliana Maria Pereira Pinto Dias

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2495

Origin: uBibliorum

Subject(s): Ácido-base de Lowry-Bronsted; Ácido de Arrhenius


Description

O objectivo desta dissertação é o estudo da evolução do conceito ácido-base, nos últimos cem anos, no ensino básico e secundário. No início do século um ácido era uma substância que reagia com a soda, ou qualquer substância com propriedades básicas neutralizando-a. Uma base era definida como uma substância capaz de neutralizar qualquer substância com propriedades ácidas. Actualmente estas definições continuam verdadeiras, no entanto, um ácido é definido como uma substância aceitadora de um par de electrões enquanto que uma base doa um par de electrões, sendo esta definição abrangente de todas as anteriores. Actualmente, no ensino secundário lecciona-se o conceito de ácido-base de Bronsted Lowry, em que ácido é definido como uma substância que em solução aquosa dá uma espécie dadora de protões, enquanto que uma base é uma espécie aceitadora de protões. Neste trabalho foram analisados diferentes manuais escolares, do último século, existentes em diferentes bibliotecas do país. Foi muito importante fazer este estudo evolutivo, pois posteriormente será utilizado na leccionação do conceito ácido-base, no Ensino Secundário, assim como na evolução da escrita de fórmulas químicas no Ensino Básico, entre outros.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa
Contributor(s) uBibliorum
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