Document details

Actividades elementares sobre som e luz

Author(s): Pinto, Vitor Miguel Barata

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2496

Origin: uBibliorum

Subject(s): Ondas sonoras; Reflexão de luz; Refracção de luz; Lentes


Description

As aulas de Física e Química no ensino básico devem favorecer uma cultura científica que estimule o espírito crítico e participativo, promovendo o desejo e o gosto de aprender. Este projecto pretende promover estes estímulos através da realização de aulas experimentais que contemplem actividades que consolidem os conceitos significativos e as ideias cientificamente aceites sobre o som e a luz. As actividades foram seleccionadas e adaptadas a partir de manuais escolares e livros de divulgação científica utilizados em Portugal, França, Brasil e Estados Unidos da América. Todas as actividades são enquadradas com o desenvolvimento teórico necessário à sua compreensão e, ao mesmo tempo, contribuem, em muitos casos, para a reestruturação das ideias prévias que os alunos possuem sobre som e luz. Este projecto envolveu vinte e oito alunos do oitavo ano de escolaridade e, ao mesmo tempo que acompanhava o cumprimento do programa previsto para este nível, procurou-se estimular os alunos a expor as suas ideias, a pesquisar e, nalguns casos, orientá-los na planificação de actividades que comprovem essas ideias. Este estudo é limitado pelo número de alunos e o tempo disponível para a leccionação da disciplina de ciências físico-químicas no oitavo ano de escolaridade. No entanto, os resultados obtidos comprovam que a realização de actividades experimentais diversificadas e que muitas vezes fazem uso de material simples disponível em todos os laboratórios e a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita uma aprendizagem significativa dos conceitos e um maior interesse pelas ciências experimentais.

Physics and chemistry classes in basic levels of education should favour a scientific culture that stimulates the participatory mind and critical thinking besides promoting the desire to learn. This project intends to promote these stimuli throughout experimental classes contemplating activities that consolidate meaningful concepts and scientifically accepted ideas of light and sound. The activities were selected and adapted from school books and popular science books used in Portugal, France, Brazil and the United States of America. All the activities are in accordance with the theoretical development needed towards comprehension and which, at the same time, in many cases, contribute to the restructuring of previous ideas that students might have of light and sound. This project entailed twenty eight 8th grade students and, whilst following the established curriculum for students of this level, they were encouraged to expose their ideas, to do research and, in some cases, to guide them in planning the activities that prove those ideas. This study is limited by the number of students and the time available for teaching Physical and Chemical Sciences in 8th grade. However, the obtained results show that through several experimental classes where simple material is used, available in every laboratory together with the use of information and communication technology, it enhances a meaningful learning of concepts and a greater interest in experimental sciences.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, João Pinheiro da Providência e
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents