Document details

Qualidade de vida no trabalho e stresse na profissão docente

Author(s): Maia, Sílvia Cristina Fernandes Freitas

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2516

Origin: uBibliorum

Subject(s): Qualidade de vida no trabalho; Stress laboral


Description

Esta investigação tem por base o estudo do Stresse Laboral na profissão Docente e a forma como este influencia a Qualidade de Vida no Trabalho destes profissionais. A amostra é constituída por 74 docentes de vários grupos disciplinares a leccionar no ensino básico, secundário e profissional de três escolas dos distritos de Braga, Porto e Vila Real. Sendo este um estudo de carácter correlacional descritivo foi utilizada metodologia quantitativa com recurso à utilização de três questionários fundamentais para o seu desenvolvimento: “Questionário das Características Pessoais e Profissionais”, através do qual se obtiveram características específicas dos indivíduos pertencentes á amostra, tais como o sexo, a idade, tempo de serviço, nível de ensino que leccionam, entre outros. Foi utilizado, também, o “Questionário de Stress nos Professores (QSP)”, da autoria de Gomes (2009), sendo este constituído por duas partes distintas que pretendem avaliar os níveis globais de stress e as diferentes fontes do mesmo. De forma a identificar e a avaliar as condições de trabalho da amostra, foi utilizado o “Questionário de Vida Profissional (QVP-35)”, inicialmente elaborado por Cabezas (1999) e validado para a população brasileira por Guimarães (2004). Os resultados do nosso estudo demonstram uma forte correlação negativa entre o stresse docente e a qualidade de vida no trabalho, bem como uma relação entre o nível de (in) satisfação profissional actual e o nível de stresse e qualidade de vida profissional. Evidenciamos também a relação entre os níveis elevados de stresse e o desejo de abandono da profissão docente. Verificamos os níveis moderados de stresse que a nossa amostra apresenta e os níveis mais favoráveis de qualidade de vida no trabalho.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Esgalhado, Maria da Graça Proença
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents