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Relação entre abandono aprendido e qualidade de vida numa amostra de toxicodependentes

Author(s): Pereira, Loyde Eunice Gomes Rodrigues

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2517

Origin: uBibliorum

Subject(s): Toxicodependência; Dependência psicológica; Droga; Dependência física


Description

o consumo de substâncias e as farmacodependências constituem uma importante preocupação por parte de indivíduos e responsabilidade sociedades em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2004), estima-se que existe actualmente um conjunto considerável de doenças originadas pelo consumo de substâncias psicoactivas, o qual tem repercussões nefastas na vida dos sujeitos toxicodependentes, seja a nível social, familiar, psicológico, laboral ou físico. Emergem, assim, desafios relacionados com a qualidade de vida destes individuos devido às consequências derivadas do uso de substâncias psicoactivas, nomeadamente, o declínio funcional, algumas doenças crónicas, maior dependência, perda da autonomia, isolamento social e criminalidade, entre outros (OMS, 2004). A dificuldade em reverter este ciclo desadaptativo de funcionamento nos toxicodependentes poderá fazer emergir a percepção de falta de controlo sobre a própria vida, levando a sentimentos de desesperança e desânimo, e a uma atitude passiva relativamente à possibilidade de mudança. Neste sentido, o presente estudo exploratório tem como objectivo principal analisar a relação entre o Síndrome do Abandono Aprendido e a Qualidade de Vida num grupo de toxicodependentes da região da Beira Interior. Pretende-se também analisar estes constructos em função de algumas características dos sujeitos, nomeadamente a idade, o género, o estado civil, a ocupação profissional, o tempo de consumo, a frequência de consumo e o período de abstinência. Para o efeito, foi utilizada a Escala de Abandono Aprendido (LHS-Learned Heipiessness Seaie), validada para a população portuguesa por Lima Santos, Ribeiro e Faria (2002), a escala abreviada Qualidade de Vida (Worid Heaith Organ;zat;on QuaUty Of Ufe Assessment -WHOQOL - Bref) validada para a população portuguesa por Vaz-Serra e colaboradores (2006) e um Questionário demográfico construído para este estudo em particular. A amostra foi constituída por 40 sujeitos da Equipa de Tratamento da Covilhã e do Hospital do Fundão, sendo 57,5% do sexo masculino e 42,5% do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 20 e os 54 anos de idade (M=41 ,6). Os resultados apontam que existe uma relação entre o abandono aprendido e a qualidade de vida, esta mesma relação não se verifica quando avaliamos o abandono aprendido e a qualidade de vida em função das variáveis sóciodemográficas e de consumos dos participantes.

The substance abuse and the drug dependence are characterized as an important responsibility for individuals and societies around the world. According to the Health Report on the 2002 World announced that 8.9% of the global burden of diseases stem from consumption of psychoactive substances. This indicated that, in 2000, tobacco accounted for 4.1%, 4% alcohol and illicit drugs are 0.8% of the global burden of disease. Being a part of that burden, it is for the substance use and substance dependence, leads to several difficulties they may be health and social services, covering HIV I AIOS, which in many countries is driven by used injecting drug (World Health Organization 2004). With this emerging challenges related to quality of life for these individuals due to adverse derived from the use of psychoactive substances, as well as to functional decline, chronic diseases, and increased dependence, loss of autonomy and social isolation and crime among others. This exploratory study aims at analyzing the possible relationship between Learned Abandonment Syndrome, Quality of Life and a group of addicts in treatment in the team treatment of Covington and the Hospital do Fundão. Also wishing to examine the relationship between dropout learned and quality of lHe, beyond it's relationship with some factors inherent to this population, which can positively or negatively influence these two constructs. To this propose, it was used the Scale of Dismissal Learned (Learned Helplessness Scale- LHS), validated for the Portuguese population by Lima Santos, Ribeiro and Faria (2002), the abbreviated scale Quality of Life (World Health Organization Quality Of Life Assessment-WHOQOL - Bref) validated for the Portuguese population by (Vaz-Serra, Canavarro, Simoes Pereira, Gameiro, Pint, et alo, 2006) and a demographic questionnaire constructed for this particular study. The sample consisted of 40 subjects, of which (57.5%) were male (42.5%) were female, aged between 20 and 54 years of age (M ::: 41.6, SD == 13.05), Treatment Team Covilhã and Fundão Hospital.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Ema Patrícia de Lima
Contributor(s) uBibliorum
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