Author(s): Barata, Francisco José Paulo
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2538
Origin: uBibliorum
Subject(s): Satisfação profissional; Educação tecnológica
Author(s): Barata, Francisco José Paulo
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2538
Origin: uBibliorum
Subject(s): Satisfação profissional; Educação tecnológica
A realidade do novo paradigma disciplinar de Educação Tecnológica, com contornos mal definidos e não percebidos pelos agentes educativos, um programa disciplinar diverso, a falta de conhecimento e de afirmação da disciplina na escola, a inexistência de qualquer tipo e forma de referenciais e, fundamentalmente, a não observância de formação prévia à reconversão e requalificação dos professores, despertaram o interesse pela realização desta investigação obervacional/descritiva. Este estudo transversal e de natureza quantitativa, envolveu a participação de 66 docentes, perfazendo 88% da população. Teve como objectivos a determinação dos níveis de Satisfação Laboral e de Motivação Intrínseca dos Professores de Educação Tecnológicas a leccionar nas escolas públicas do 3º Ciclo e Secundárias do distrito de Castelo Branco, em função de 10 variáveis independentes, recorrendo-se a três questionários, cujos dados foram sujeitos a tratamento estatístico, descritivo e inferencial, designadamente frequências absolutas e relativas, médias, medianas, desvios-padrão, máximos, mínimos, teste K-S, ANOVA; Testes T de Student e r de Pearson. Os principais resultados indicam que os professores possuem níveis medianamente positivos de Satisfação Laboral mas positivamente elevados no respeitante à Motivação Intrínseca. Encontraram-se alguns casos de diferenças estatisticamente significativas entre variáveis dependentes e independentes, bem como o registo de correlações negativas entre variáveis.