Author(s): Varanda, Albino Luís Caetano
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2598
Origin: uBibliorum
Subject(s): Relação pais-escola; Educação
Author(s): Varanda, Albino Luís Caetano
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2598
Origin: uBibliorum
Subject(s): Relação pais-escola; Educação
Ao aumento da importância atribuída à educação e à formação das crianças e dos jovens, está associada a consciência crescente do papel que a participação dos pais na vida da escola pode desempenhar tanto ao nível do funcionamento da escola, como nas práticas dos professores promovendo desse modo melhores resultados no sucesso educativo. No entanto, a reduzida participação da família na vida escolar é um problema com que a escola se debate. Esta situação deve-se, segundo alguns autores, a diversos factores, nomeadamente à adopção de estratégias de fechamento, da parte dos professores, em relação a todos os actores educativos que sejam considerados leigos; à incompatibilidade do horário laboral com o horário de funcionamento / atendimento da escola que limita a participação dos pais na vida da escola; à ausência de formação que deve ser dirigida não só aos professores, mas também aos pais e seus representantes – Associações de pais, e / ou representantes parentais, uma vez que só essa formação poderá permitir uma participação mais qualificada. Com este estudo pretendemos caracterizar os tipos e âmbitos de participação dos pais que ocorrem numa escola do 2.º Ciclo do ensino básico, de modo a perceber quais as concepções, representações e experiências desses mesmos actores relativamente a questão da participação e, simultaneamente, conhecer as propostas que este mesmos actores apresentam no sentido de tornar a sua participação mais qualificada e efectiva.