Author(s): Matos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2717
Origin: uBibliorum
Subject(s): Competências sociais; Adolescentes
Author(s): Matos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2717
Origin: uBibliorum
Subject(s): Competências sociais; Adolescentes
Este estudo tem como objectivos principais: 1) Adaptar e aplicar um programa de Treino de Competências Sociais a adolescentes; 2) Averiguar se a aplicação do programa teve influência nas atitudes dos alunos sobre as competências sociais abordadas na intervenção; 3) Avaliar a satisfação dos alunos relativamente às sessões aplicadas. Nesta intervenção foram aplicadas sessões sobre as seguintes competências sociais: Dar e receber elogios; Expressar directamente os sentimentos e compreender os dos outros; Afirmar os direitos; Lidar com a autoridade; Negociação na resolução de conflitos e Resolução de problemas. Participaram nesta investigação treze alunos do 8ª ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezoito anos. A intervenção foi avaliada mediante o recurso a técnicas qualitativas, designadamente a aplicação de questionários com itens tipo Likert e de resposta aberta. Nas respostas aos questionários sobre cada uma das sessões, os alunos afirmaram ter gostado bastante das mesmas, considerando-as interessantes e elegendo as dramatizações como o aspecto que mais gostaram. Relativamente à influência da intervenção nas atitudes dos alunos para com as competências sociais abordadas, verificou-se em todas estas a mudança de uma atitude favorável, para uma atitude muito favorável.