Document details

Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem

Author(s): Duarte, Susana

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2724

Origin: uBibliorum

Subject(s): Depressão infanto-juvenil; Dificuldade de aprendizagem


Description

As dificuldades de aprendizagem estão entre os motivos mais frequentes para procura de atendimento psicológico para crianças. As pesquisas sobre crianças com dificuldades de aprendizagem têm demonstrado a existência de problemas emocionais e comportamentais. Neste sentido, o objectivo primordial deste estudo, é analisar a existência de indicadores de ansiedade/depressão em crianças com dificuldades de aprendizagem, que estão a ser acompanhadas no Centro Distrital do Desenvolvimento da Criança da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano. Participaram no estudo 43 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Comportamentos da Criança [CBCL – 4/18]. Conclusão: Apenas 9,3% das crianças com dificuldades de aprendizagem, desta amostra, apresentaram indicadores de ansiedade/depressão. Neste sentido, rejeita-se a hipótese principal do estudo, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam indicadores de ansiedade/depressão.

Learning difficulties are among the most common reasons for seeking psychological treatment for children. Research on children with learning difficulties have shown the existence of emotional and behavioral problems. In this sense, the primary objective of this study is to analyze the existence of indicators of anxiety/depression in children with learning difficulties, which are being monitored in the District Centre for Development of Children's ULS Castelo Branco - Hospital Amato Lusitano. The study involved 43 children aged between 7 and 14 years. The instrument used was the Child Behavior Questionnaire [CBCL - 4 / 18]. Conclusion: Only 9.3% of children with learning difficulties, this sample showed indicators of anxiety/depression. In this sense, rejects the hypothesis of the study, children with learning difficulties have indicators of anxiety/depression.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Maria de Fátima de Jesus
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents