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Barreiras à capacidade inovadora empresarial

Author(s): Nunes, Alexandra Sofia Caramelo

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2879

Origin: uBibliorum

Subject(s): Desenvolvimento económico - Empresas; Gestão de empresas - Pequenas e médias empresas


Description

A presente investigação visa identificar as barreiras à inovação que influenciam o processo inovador nas empresas industriais portuguesas e, consequentemente, a sua capacidade inovadora. É reconhecido que a inovação se trata de uma temática bastante importante, no que toca ao desenvolvimento das vantagens competitivas, seja de uma empresa, uma região, ou mesmo, um país. Na época de globalização e de forte competição em que se vive, surge cada vez mais, a necessidade de fazer algo que distinga dos concorrentes e a inovação é o caminho a seguir. O presente estudo tem como quadro teórico de referência diversas abordagens sobre inovação empresarial, nomeadamente a abordagem sistémica da inovação e a abordagem das redes e das relações inter-organizacionais. Considerando que a inovação empresarial é um processo não linear, evolucionário, complexo e interactivo entre a empresa e o seu meio envolvente, este estudo visa desenvolver um suporte teórico assente nas actuais abordagens de referência, corroborado por um suporte empírico, que visa, fundamentalmente, identificar e analisar os factores que condicionam a actividade e o desempenho inovador das empresas. No sentido de testar as hipóteses formuladas utilizam-se dados secundários facultados pelo “Observatório da Ciência e do Ensino Superior” (OCES), pertencentes ao 4º Inquérito Comunitário à Inovação – Community Innovation Survey (CIS 4). Este questionário foi implementado em vários países da Europa sob a supervisão do EUROSTAT. O método utilizado no teste é o modelo de regressão logística. Tendo em conta o conceito de capacidade inovadora empresarial, para efeitos do estudo, esta abarca quatro dimensões: inovação no produto, processo, marketing e organizacional. A nível global de análise da capacidade inovadora empresarial destaca-se, como barreira principal, o factor de âmbito económico: falta de financiamento de fontes externas, comum a todos os tipos de inovação, excepto para a inovação de marketing onde nenhuma barreira se demonstrou significativa. Outras barreiras confirmadas foram: englobada nos factores de mercado - a percepção do mercado dominado por empresas estabelecidas e englobada nas razões para não inovar - desnecessário pela inexistência de procura/mercado para inovações. É de destacar que não se conseguiram confirmar algumas barreiras devido a não serem estatisticamente significativas.

This investigation aims to identify and analyze the barriers to innovation that influence the innovation capability of Portuguese firms. It is nowadays recognized that while talking about competitive advantages of a firm, a region or even a country, the innovation subject occupies an important place. We live in an age of globalization and strong competitiveness in which firms more frequently need to make the difference to their competitors, so innovation is the path to follow. The conceptual model that is proposed makes use of two innovation approaches: (i) the systemic; and (ii) the networks and inter-organizational relationships. The selection of these approaches is due to the adequacy they present for the study of the determinant factors of entrepreneurial innovative capability. In this research, the innovation concept is defined as a non-linear linear, evolutionary, complex and interactive process between the firm and its environment. Thus, it is intended with this essay to develop a theoretical support based on current reference approaches, corroborated by an empirical support which allows identifying and analysing the restraining factors of innovation activity and of entrepreneurial innovative capability. Nevertheless, it should be stressed that in the present study, the entrepreneurial innovative capability is associated both with product innovation and process innovation. The database is extracted from the Community Innovation Survey 4 (CIS 4). According to the data granted by the “Observatório da Ciência e do Ensino Superior” (OCES) that was conducted by EUROSTAT on distinct European countries. In order to identify the significant determinants of entrepreneurial innovative capability, a logistic regression is performed. For this study the innovation capability includes four dimensions: product innovation, process innovation, marketing innovation and organizational innovation. The most frequent barrier in almost all the dimensions of the innovation capability except in the marketing innovation is the economic factor: lack of external financial sources. Other confirmed barriers are: (1) market factors: the perception that the market is controlled by established firms and (2) reasons for not innovate: unnecessary because there isn’t market/demand for the innovation. Some barriers were not confirmed because they weren’t statistical significant.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Madeira, Maria José Aguilar
Contributor(s) uBibliorum
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