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Educação para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes do ensino secundário

Author(s): Rocha, Andreia

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2943

Origin: uBibliorum

Subject(s): Empreendedorismo - Perfil empreendedor; Empreendedorismo - Educação


Description

Face à importância que o espírito empreendedor tem na sociedade, torna-se importante desenvolver atividades que promovam esse mesmo espírito junto dos jovens de hoje. Desta maneira, a educação para o empreendedorismo têm-se tornado num tema oportuno e atual. Neste momento, ainda nem tudo o que devia ser feito nas escolas portuguesas, de forma a promover o empreendedorismo junto dos estudantes, é feito, no entanto, muitos desenvolvimentos têm-se dado nesta área, dado o número elevado de programas de atividades direcionados para o empreendedorismo, desenvolvidos por diversas entidades privadas. Assim, torna-se fundamental analisar qual o efeito que estas atividades têm no desenvolvimento de um perfil empreendedor dos estudantes. O objetivo da presente investigação consiste em analisar qual o efeito que as atividades de empreendedorismo, em âmbito escolar, têm no desenvolvimento de um perfil empreendedor dos estudantes e saber se estas mesmas atividades influenciavam as suas intenções empreendedoras futuras. Desta forma, desenvolveu-se um suporte teórico sobre a temática do empreendedorismo e da educação para o empreendedorismo e, procurou-se corroborar com um suporte empírico, que consistiu na implementação de um programa de “Empreendedorismo na Escola”, para estudantes do ensino secundário. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas recorreu-se ao uso de dados primários, através da elaboração de um questionário de forma a se estudar as intenções empreendedoras dos estudantes do ensino secundário. Este questionário foi realizado em dois momentos diferentes: o primeiro antes do início das atividades, de forma a se avaliar o posicionamento inicial dos estudantes, assim como, os seus objetivos e desejos e, o segundo momento correspondeu com o final das atividades onde se procurou analisar que variáveis influenciam o perfil empreendedor e as intenções empreendedoras dos estudantes. Aplicados os métodos de análise fatorial e o modelo de regressão logística, concluiu-se que, nesta investigação, variáveis como o incentivo dado pelos agentes escolares, a participação em atividades extracurriculares, e o desejo de prosseguir estudos influenciam as intenções empreendedoras dos estudantes. Quanto ao perfil empreendedor dos estudantes, concluiu-se que os estudantes que têm uma maior capacidade de criação e concretização de projetos empreendedores e, vontade de vencer, têm uma maior propensão para criarem o próprio negócio. Esta investigação foi construída em quatro capítulos principais, o primeiro é a construção teórica do tema do empreendedorismo e da educação para o empreendedorismo. No segundo capítulo, está descrita toda a metodologia aplicada (desde a descrição do questionário aplicado até à identificação das hipóteses de investigação); o terceiro capítulo corresponde á apresentação e análise de dados resultantes do modelo de regressão logística construído e, finalmente, são apresentadas as considerações finais das questões mais relevantes discutidas ao longo desta investigação.

Due to the importance that the entrepreneurship spirit has in the society it has become important to develop activities which promote that same spirit among the youngsters of today. In that sense, the entrepreneurship education has become a very actual and opportune theme. In this moment, not all that could be done in Portuguese school, to promote entrepreneurship among young people, is done, nevertheless many developments have been given in this area due to the high number of activities directed to entrepreneurship, developed by several private entities. Therefore, it is fundamental to analyze which is the effect that this activities have in the development of an entrepreneurial profile in that students. The objective of this investigation consists in analyzing what is the effect that the entrepreneurship activities, in scholar environment, has in the development of an entrepreneurial profile of the students and to understand if that activities influence theirs future entrepreneurial intentions. In that sense, it was developed a theoretic support about entrepreneurship and entrepreneurship education and, it was tried to corroborate an empirical support, which consisted on the implementation of a program “Entrepreneurship in School” to students of the secondary level. To test empirically the formulated hypothesis it was used primary data, through the elaboration of a questionnaire to study the entrepreneurial intentions of the students of the secondary level. This questionnaire was applied in two different moments: the first before the beginning of the activities, to evaluate the initial positioning of the students, and its objectives and ambitions, and the second moment corresponded with the end of the activities where it was seeked to analyze which variables influence the entrepreneurial profile and the entrepreneurial intentions of the students. By the application of methods of factorial analysis and logistic regression model, it was concluded that, in this investigation, variables like the incentive given by school agents, the participation of students in extracurricular activities and the desire to continue studying, influenced the entrepreneurial intentions of the students. Regarding the entrepreneurial profile of the students, it was concluded that the students who have bigger capacity of creation and concretization of entrepreneurial projects and, the winning will, have a bigger propensity to create their own business. This investigation was built upon four main chapters, the first one is the theoretical framework of entrepreneurship and entrepreneurship education. In the second chapter, is described all the applied methodology (the description of the applied questionnaire all the way through the identification of the investigation hypothesis); the third chapter corresponds to the presentation and analysis of the data resulting from the logistic regression model built and, finally, are introduced the final considerations of the most relevant questions discussed in this investigation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Madeira, Maria José Aguilar
Contributor(s) uBibliorum
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