Author(s): Portela, Sandra Maria Amaral Zeferino
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2972
Origin: uBibliorum
Subject(s): Bancos - Utilização da internet; Empresas - Internet banking
Author(s): Portela, Sandra Maria Amaral Zeferino
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2972
Origin: uBibliorum
Subject(s): Bancos - Utilização da internet; Empresas - Internet banking
No actual contexto de crescimento da economia digital, onde a Internet se tornou um meio privilegiado de informação e comunicação, com utilização massificada pelos indivíduos de todos os quadrantes da sociedade, facilitando a participação das empresas e consumidores numa economia global, onde é possível explorar nichos de mercado e dispor de oferta personalizada para cada cliente, a estratégia futura dos bancos passa necessariamente pelo desenvolvimento dos serviços de Internet banking. O objectivo desta investigação consiste em estudar o perfil dos empresários utilizadores do Internet banking como forma de detectar novas oportunidades de negócio. O presente trabalho de investigação é um estudo exploratório, que segue uma metodologia quantitativa, utilizando como instrumento de investigação o questionário. O questionário foi enviado a uma amostra de PME’s utilizadoras do serviço de Internet banking, localizadas na Região Centro do país. Da análise aos dados obtidos constatou-se que em comparação com os canais bancários tradicionais, os serviços bancários por Internet têm estabelecido uma vantagem relativa sobretudo por permitir poupança de tempo (disponível 24 horas/dia), ter custos inferiores e ser mais rápido/cómodo/eficaz. A sua facilidade de uso foi reconhecida por todos os inquiridos, sendo determinantes, questões relativas às funcionalidades disponíveis (84,4%) e segurança (72,5%) para incentivar o uso do serviço da banca electrónica. Através da análise cluster verificou-se que as variáveis que mais contribuem para separar os 2 grupos utilizadores do Internet banking são o volume de negócios e o número de trabalhadores, não havendo distinção de comportamentos por sector de actividade, dividindo-se a amostra em 2 cluster (Micro e Pequenas empresas, sempre com volume de negócios ≥50.000 €). Os resultados da investigação permitem concluir que existe apetência da maioria dos utilizadores do serviço de Internet banking para ser criado a figura de um gestor de conta online o que exige o desenvolvimento da ferramenta CRM para o segmento empresas, podendo sugerir-se a criação de um serviço de arquivo digital para documentação que os clientes reconheçam valor.