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Autismo e exercício físico: estudo de caso

Author(s): Lopes, Ivone Isilda da Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3205

Origin: uBibliorum

Subject(s): Autismo - Exercício físico; Exercício físico - Destreino


Description

Este estudo teve dois grandes objectivos. Primeiro, analisar se um conjunto de capacidades físicas como a coordenação, a força, a destreza e o equilíbrio podiam sofrer aumentos significativos em crianças autistas após a aplicação de um programa de condição física; Segundo, analisar os efeitos do destreino dessas mesmas capacidades para a população supracitada. Foram avaliadas 2 crianças com idades de 11 e 13 anos. O estudo teve a duração de 16 semanas, das quais 12 semanas foram de treino e 4 de destreino. Realizaram-se 3 avaliações (pré-teste, pós-teste e após 4 semanas de destreino). Foram aplicados exercícios de desenvolvimento da força, coordenação, destreza e equilíbrio. Os resultados revelaram um aumento significativo no desempenho das capacidades estudadas, quer após a aplicação do programa de treino, quer após o período de destreino. Concluiu-se que é possível existirem melhorias no desenvolvimento motor de crianças com autismo, após o treino destas capacidades, o que pode ser benéfico no seu quotidiano e no desenvolvimento ontogénico.

This study had two main objectives. First, consider whether a set of physical skills as coordination, strength, dexterity and balance could suffer significant increases in autistic children after implementation of a program of physical condition; Second, analyze the effects of detraining these same capabilities to the population above. We evaluated two children aged 11 and 13. The study lasted 16 weeks, which were 12 weeks of training and detraining 4. There were three assessments (pretest, posttest, and after 4 weeks of detraining). Were applied exercises to develop strength, coordination, dexterity and balance. The results revealed a significant increase in performance capacity study, or after the application of the training program, or after the period of detraining. It was concluded that there can be improvements in motor development of children with autism, these skills after training, which can be beneficial in their daily lives and development ontogeny.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Mário António Cardoso
Contributor(s) uBibliorum
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