Document details

Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano

Author(s): Duarte, Fábio Henrique Dias

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3311

Origin: uBibliorum

Subject(s): Educação física - Estágio pedagógico; Prática desportiva - Ensino secundário; Educação física - Ensino-aprendizagem; Prática desportiva - Jovens - Resistência aeróbia; Treino desportivo - Jovens


Description

Capítulo 1 Em resultado do trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo 2011/12, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado na Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano, foram abordadas as diversas áreas-chave que fazem parte dos objetivos/pressupostos do mesmo. O objetivo principal foi descrever toda a minha atividade, enquanto professor estagiário, tentando sempre realçar tanto os aspetos positivos como os negativos, de forma construtiva. De uma forma geral, foram descritos tanto os objetivos como a metodologia aplicada. A análise crítica feita foi estruturada de acordo com os diferentes objetivos propostos no início do ano letivo, tanto ao nível da escola como do grupo de Educação física, e mais particularmente ao nível do professor estagiário. Assim, de acordo com as características da escola e das turmas em que lecionei, o planeamento das aulas foi determinado de uma forma rigorosa e profissional, nunca descurando as indicações dos programas curriculares de Educação Física. As estratégias utilizadas tiveram sempre em conta os recursos disponíveis na escola, tanto ao nível das pessoas/comunidade escolar como ao nível dos materiais/espaços para a prática, com sucesso, das atividades letivas. Também foram alvo de reflexão crítica, a parte relativa à direção de turma e a que diz respeito às atividade realizadas na escola, tanto letivas como não letivas. De acordo com as diferentes perspetivas que fui tendo no decorrer deste ano letivo, sinto que contribuí positivamente para a formação dos alunos, assim como para a minha própria formação, numa perspetiva dinâmica enquanto agente do ensino. Capítulo 2 Este estudo procurou verificar a influência de um programa de treino combinado, durante 6 semanas em jovens do ensino secundário. O treino foi composto por uma componente de resistência aeróbia, velocidade, força de membros superiores e inferiores. A amostra foi constituída por um grupo experimental (GE; n=30; 19 raparigas e 11 rapazes; realizou programa de treino combinado) e por outro grupo de controlo (GE; n=26; 13 raparigas e 13 rapazes; não realizou programa de treino). Foi realizada uma avaliação inicial e final, procedendo-se ao levantamento dos dados antropométricos, bem como dos testes da milha, velocidade, salto vertical com contramovimento e lançamento de bola medicinal. Os resultados indicaram que, em ambos os géneros do GE, houve melhorias muito significativas nos testes finais das variáveis avaliadas, relativamente aos iniciais (p<.010), excetuando no teste da milha das raparigas, havendo diferenças consideradas moderadamente significativas (p<.050). Nos resultados entre grupos, aferiram-se significâncias moderadas nas avaliações finais dos rapazes nos testes da milha e lançamento (p<.050), havendo também nas raparigas diferenças muito significativas na velocidade, salto e lançamento (p<.010). Concluiu-se que do programa de treino resultaram melhorias em relação às variáveis estudadas, perspetivando que futuramente haja uma análise mais aprofundada da influência do treino nos jovens.

Chapter 1 In result of the work developed during the school year 2011/12, within the teaching practice in Physical Education done in the Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano, several key areas which belong to the presupposed objectives were addressed. The main objective was to describe my total activity as a trainee teacher, trying to enhance constructively not only the positive aspects but also the negative ones. Generally, the objectives and the applied methodology were described. This review was structured according to the different objectives proposed in the beginning of the school year, not only by the school but also by the Physical Education teacher’s group, and especially by the trainee teacher. So, according to the characteristics of the school and the classes I taught, the planning of the classes was determined in a rigorous and professional way, never neglecting the indications of the curriculum of the subject Physical Education. The strategies used took in account the resources available in the school, either staff/school community or the material/spaces for the practice, successfully, of the class activities. The parts related to the guidance of Group schooling and the activities performed in school, in class or not were also a target of the critical reflection. According to the different perspectives I was having during this school year, I feel that I contributed positively in the pupil’s formation and in my own, in a dynamic perspective as a teaching agent. Chapter 2 This study intended to check the influence of a combined training program on youngsters from the secondary grade for 6 weeks. The training was a combination of a component aerobic endurance, velocity, strength of the upper and lower limbs. The sample was composed by an experimental group (GE; n=30; 19 girls e 11 boys; followed the combined training program) and other control group (GE; n=26; 13 girls e 13 boys; didn’t follow the training program). There was made an initial and a final evaluation, in order to register the anthropometric databases, the mile tests run, speed, countermovement vertical jump and throwing of the medicine ball. The results indicated that, in both genders of GE, there were very significant improvements in the final tests of the variables evaluated, in relation to initials tests (p<.010), except in the girls’ mile test run, there are moderately significant differences (p<.050). In the results between groups, there was obtained moderate significance of the boys mile test run and throwing final evaluations (p<.050), also existing very significant differences in the girls’ speed, jump and launching tests (p<.010). It was concluded that from the training program there were improvements in the studied variables. In the future, it is expected to make a more detailed analysis of the influence of training in youngsters.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Júlio Manuel Cardoso
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo