Document details

As funções pedagógicas da imagem: relatório de estágio pedagógico

Author(s): Jordão, Sandra Marisa de Jesus Tavares de Almeida

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3380

Origin: uBibliorum

Subject(s): Processo de ensino-aprendizagem; Processo de ensino-aprendizagem -- Manual didáctico; Processo de ensino-aprendizagem -- Prática pedagógica; Processo de ensino-aprendizagem -- Imagem


Description

O presente estudo pretende demonstrar a importância do uso correto da imagem no processo de ensino – aprendizagem, bem como descrever todo o trabalho realizado como estagiária de português e de espanhol, na Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão, no ano letivo 2011/2012. Este trabalho divide-se em três partes fundamentais, sendo que na primeira refletirei sobre a importância do uso da imagem no ensino e das suas funções. Numa segunda parte, analisarei a presença de imagens e suas funções em dois manuais, um de língua materna e um de língua estrangeira (Espanhol). Serão também apresentados e examinados os dados recolhidos sobre o uso da imagem, resultados de um questionário aplicado a alunos do secundário e do terceiro ciclo. Finalmente, na terceira parte, apresentarei o meu relatório das práticas pedagógicas no ensino de Português e do Espanhol, descrevendo o trabalho que desenvolvi ao longo deste ano letivo. Uma análise, tanto teórica como prática, aponta para a necessidade de apostar na transversalidade de saberes e na busca de estratégias de ensino que se coadunem com as atuais expetativas dos alunos. Isto porque, atualmente, o universo imagético tem ocupado um lugar de destaque na sociedade. Desta feita, também na área pedagógica, a imagem tem contribuído para a instauração de um novo paradigma da transmissão e aquisição do conhecimento, sendo reconhecida como um dos principais recursos cognitivos. Este trabalho pretende contribuir para a análise reflexiva do papel da imagem nos respetivos manuais didáticos no seu aspeto morfológico e funcional, de modo a que possa passar a ser vista na sua dimensão pedagógica e não somente como figura que ilustra os textos com o fim de embelezá-los.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Reina Marisol Troca
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents