Document details

As palavras são pessoas com sons que se mexem no papel

Author(s): Salvado, Ilda Maria Tadeu

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3381

Origin: uBibliorum

Subject(s): Literatura - Ensino; Literatura - Aspectos semânticos; Literatura - Leitura; Literatura - Escrita; Teoria da literatura; Literatura - Alunos - Ensino-aprendizagem - Texto criativo


Description

O presente estudo, intitulado As Palavras São Pessoas com Sons que se Mexem no Papel: O Ensino da Literatura no 2º Ciclo – uma Experiência Prática, foi desenvolvido com os alunos das duas turmas de quinto ano de escolaridade que, no presente ano lectivo 2007-2008, leccionamos e teve lugar na Escola do Ensino Básico do segundo e terceiro ciclos de São Miguel – Guarda, no decorrer das aulas de Língua Portuguesa. Centrou-se esta investigação no desejo da sensibilização precoce para o texto literário e pretendeu-se, ao mesmo tempo, comprovar as possibilidades pedagógicas que podem advir da aplicação de textos literários, clássicos e vanguardistas, a grupos de alunos deste nível de ensino. Para concretizarmos este estudo, adoptámos vias pedagógico-didácticas conducentes à fruição da obra literária mediante a leitura e à construção de sentidos através da produção criativa de texto escrito. Com esta investigação pretendemos realçar o papel fundamental da escola na rentabilização das potencialidades do palavra, podendo este tarefa ter implicações didácticas e pessoais à medida que o aluno dela se apropria e a recria.

The present study, entitled Words are People with Sounds that Move on Paper: teaching literature in mid school (2º ciclo) - a practical experience, was developed among students within two 5th grade classes at Ensino Básico do segundo e terceiro ciclos de São Miguel School in Guarda. This study occurred within the Portuguese classes during this present school year 2007-2008. This study seeks to obtain the possible pedagogical outcomes in teaching children at an early stage and at this school level classical and vanguardism literature. To accomplish this study we applied the pedagogical and didactic means to lead children into liking literature throw reading and meaningful creative writing. With this study we wish to enhance the basic role that school has in developing the word potentiality and the effects is has in the learning process of a student as he/she gains its knowledge and reuses it.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Magalhães, Gabriel Augusto Coelho
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents