Author(s):
Machado, Eurico José Sampaio Oliveira
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3393
Origin: uBibliorum
Subject(s): Língua portuguesa - Língua materna - Ensino; Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares; Língua portuguesa - Língua materna - Verbos
Description
Actualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação. Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou. Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...]