Author(s):
Ribeiro, Ana Sofia da Cruz Pereira
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3394
Origin: uBibliorum
Subject(s): Língua materna - Aprendizagem da escrita; Língua materna - Oralidade; Competência linguística - Erro; Competência ortográfica - Erro ortográfico
Description
Os diferentes agentes educativos já se deram conta da problemática do erro ortográfico, mas nenhuma investigação se fez no nosso país com o intuito de entender as causas justificativas de tal facto. As dificuldades na escrita são sinalizadas e geralmente atribuídas às crianças no início da escolaridade, devido a problemas inerentes ao comportamento, estruturas neurológicas, competências cognitivas e psicológicas. O processo de escrita é fundamental para o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita. Este processo engloba vários sub-processos: a planificação, a redacção e a revisão. A planificação é mobilizada para estabelecer objectivos e antecipar efeitos, para gerar e seleccionar conteúdos, para organizar a informação em ligação à estrutura do texto e para programar o próprio desenrolar da tarefa. A redacção ou textualização tem a ver com a redacção propriamente dita, ou seja, com o aparecimento das expressões linguísticas que, agrupadas em frases e parágrafos, formarão o texto. A última etapa abarca a avaliação e a revisão, devendo apelar à consciência metalinguística do aluno. [...]