Document details

Tipologias de desvios e competências linguísticas

Author(s): Ribeiro, Ana Sofia da Cruz Pereira

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3394

Origin: uBibliorum

Subject(s): Língua materna - Aprendizagem da escrita; Língua materna - Oralidade; Competência linguística - Erro; Competência ortográfica - Erro ortográfico


Description

Os diferentes agentes educativos já se deram conta da problemática do erro ortográfico, mas nenhuma investigação se fez no nosso país com o intuito de entender as causas justificativas de tal facto. As dificuldades na escrita são sinalizadas e geralmente atribuídas às crianças no início da escolaridade, devido a problemas inerentes ao comportamento, estruturas neurológicas, competências cognitivas e psicológicas. O processo de escrita é fundamental para o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita. Este processo engloba vários sub-processos: a planificação, a redacção e a revisão. A planificação é mobilizada para estabelecer objectivos e antecipar efeitos, para gerar e seleccionar conteúdos, para organizar a informação em ligação à estrutura do texto e para programar o próprio desenrolar da tarefa. A redacção ou textualização tem a ver com a redacção propriamente dita, ou seja, com o aparecimento das expressões linguísticas que, agrupadas em frases e parágrafos, formarão o texto. A última etapa abarca a avaliação e a revisão, devendo apelar à consciência metalinguística do aluno. [...]

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents